CONSELHO REGIONAL DE CULTURA ANALISA NOVO REGIME DE APOIOS À CULTURA

O Conselho Regional de Cultura reuniu-se ontem, no Palacete Silveira e Paulo, em Angra do Heroísmo, para analisar a proposta do novo regime de apoios às atividades culturais, apresentada pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto.

De acordo com a nota de imprensa da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, a reunião marcou também a primeira sessão da nova composição do órgão consultivo.

Citada na nota, a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, explicou que o novo regime de apoios foi debatido “tendo em consideração a apreciação feita com os agentes culturais na reunião da passada sexta-feira”.

Segundo a mesma fonte, o diploma em análise integra propostas de melhoria apresentadas pelas entidades culturais, incidindo, entre outros aspetos, sobre a calendarização das candidaturas e a definição dos patamares de apoio.

O Conselho Regional de Cultura é presidido pelo membro do Governo Regional com competência na área da Cultura e integra ainda a diretora regional da Cultura, representantes dos Museus Regionais dos Açores, dos Museus de Ilha dos Açores, das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais dos Açores, da Associação dos Municípios da Região Autónoma dos Açores, da Delegação Regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias e da Diocese de Angra.

Além destes elementos, foram convidados a integrar o Conselho Ana Paula Andrade, Carolina Bettencourt, Daniel Gonçalves, Francisco Maduro Dias, Hélder Bettencourt, Linda Luz, Lúcia Moniz, Maria João Gouveia, Nuno Costa e Rui Brix Elisabeth.

Durante a reunião, os membros do Conselho apreciaram ainda o projeto de Decreto Legislativo Regional que prevê a criação do estatuto do dirigente associativo voluntário da Região Autónoma dos Açores.

© GRA | Foto: SRECD | PE