RAFEIRO DO ALENTEJO É O CÃO MAIS VELHO DO MUNDO

Um cão de nome “Bobi” nascido em Leiria no dia 11 de maio de 1992 e ainda vivo, está assinalado atualmente no Guiness, como o cão mais velho do mundo alguma vez registado, segundo averiguou o jornal de fact-checking “Snopes”.

Em artigo hoje consultado pelo Praia Expresso, o jornal avança que recebeu durante este mês de maio vários e-mails questionando se de facto o cão português “Bobi” era realmente o canino mais velho do mundo alguma vez registado, já que existem algumas dúvidas relativamente à veracidade das fotos publicadas, nas quais não há certezas que as fotos de “Bobi” jovem e adulto correspondam ao mesmo cão.

O jornnal refere que em fevereiro de 2023, o Guinness World Records conseguiu verificar com duas fontes que “Bobi”, um Rafeiro do Alentejo de raça pura, era o cão mais velho vivo, com 30 anos, e também o cão mais velho alguma vez registado.

O Guinness World Records confirmou a data de nascimento de Bobi com o Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, que registou Bobi em 1992.

A sua idade também foi verificada junto do SIAC, uma base de dados de animais de companhia gerida pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e reconhecida pelo Governo português. O Guiness atestou ainda que as fotos divulgadas são todas do mesmo canino.

As informações do Guinness dão conta de que “Bobi” nasceu a 11 de maio de 1992, na aldeia dos Conqueiros, pertencente à União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria.

O artigo do “Spnopes” acrescenta que o dono de “Bobi”, Leonel Costa, tinha oito anos quando o animal nasceu. Segundo revelou ao Guinness, a longevidade do cão deve-se ao facto de viver num “ambiente calmo e pacífico” e também para o facto de estar em liberdade sem estar aprisionado em correntes ou coleiras, podendo movimentar-se livremente pelas florestas e terras agrícolas nas redondezas da hatiação da família Costa.

Raça originária da região alentejana, o Rafeiro do Alentejo é um cão de guarda que protege bovinos. Este canino tem uma esperança de vida média de 12 a 14 anos, sendo que “Bobi” já viveu mais do dobro de tempo de esperança de vida estimado para a raça.

Mais detalhes sobre o ancião “Bobi” estão disponíveis neste artigo de fevereiro de 2023 do site Guinness. Uma segunda reportagem, deste mês, documenta que “Bobi” encontrava-se vivo e de boa saúde por ocasião do seu 31.º aniversário.

O artigo original do “Spopes” poderá ser lido aqui.

© Snopes | Foto: Snopes | PE

Advertisement