PAZ, DEMOCRACIA E RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS NÃO SÃO DADOS ADQUIRIDOS, LEMBRA FARIA E CASTRO NO DIA DA EUROPA

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, realçou ontem, em Vila Franca do Campo, a importância do Dia da Europa, lembrando que “a paz não é um dado adquirido, bem como a democracia ou o respeito pelos direitos humanos”.

O governante, que presidiu às comemorações, que este ano se assinalaram na freguesia de Ponta Garça, evocou a fundação da União Europeia (UE), que teve como principal objetivo “a manutenção da paz” no continente.

Na ocasião, fazendo um preâmbulo histórico, o Subsecretário Regional da Presidência sublinhou o facto de a UE ter nascido logo após a Segunda Guerra Mundial, num período muito turbulento em que houve a necessidade de unir as nações em prol do progresso, desenvolvimento e a paz.

“São valores pelos quais todos temos de lutar diariamente”, sublinhou o governante.

No caso dos Açores, é vital a participação da Região no processo de integração europeia, para trilhar o caminho do progresso e do desenvolvimento.

Na sua intervenção, Pedro de Faria e Castro frisou, o facto de a guerra que acontece na Ucrânia ser um fenómeno que “pode acontecer a qualquer Estado”, e os cidadãos europeus têm de ser “solidários” com quem sofre.

“A Europa conta convosco, da mesma maneira que os Açorianos contam com a Europa. É isso que faz com que 500 milhões de cidadãos partilhem há 73 anos um destino comum”, disse, dirigindo-se à plateia presente na sessão.

© GRA | Foto: JF | PE

Advertisement