GOVERNO DOS AÇORES ACOMPANHA FENÓMENO SÍSMICO COM APOIO DA CIÊNCIA — BOLIEIRO

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou esta sexta-feira que o Executivo está a acompanhar o fenómeno sísmico na Região, em concreto na Terceira e em São Jorge, com acompanhamento pleno do “ponto de vista científico”.

“Olhamos para estes fenómenos da natureza recorrentes nos Açores, sobretudo no que diz respeito à sismicidade, com uma certa ansiedade, é certo. É sempre inevitável, face à grandeza e monstruosidade da natureza que convive com a beleza da mesma. Mas apelo à serenidade, à tranquilidade e à confiança”, sublinhou o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Nonagon, na Lagoa, na abertura do curso Medical To Major Incidents (MRMI).

Atualmente, e desde o ano passado, São Jorge está em alerta V3 e a Terceira regista agora alerta V2 para a atividade sísmica.

“Estamos a acompanhar do ponto de vista científico e estamos preparados, mais uma vez, conforme a intensidade da necessidade se for revelando, para estarmos ao lado das populações”, sublinhou.

No arranque do curso, estiveram presentes, entre outros, a Secretária Regional da Saúde e Desporto da Região Autónoma dos Açores, Mónica Seidi, e o Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, Pedro Ramos.

“Não estamos inibidos de pensamento e de sermos referência para projetos nacionais e europeus”, sublinhou José Manuel Bolieiro, falando sobre o curso.

O Presidente do Governo quer que este seja assegurado com maior regularidade nos Açores, e garanta “conhecimento que potencie melhores profissionais” nas várias áreas de intervenção.

“Dirijo-me a vós pois são verdadeiros auxiliares do povo e das instituições”, sublinhou ainda, referindo-se a pessoal médico, das Forças Armadas ou da Proteção Civil, entre outros.

© GRA | Foto: MM | PE

Advertisement