
As freguesias dos Biscoitos e das Quatro Ribeiras foram as vencedoras do concurso “Freguesia + Recicla”, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente.
Na tarde de quarta-feira, dia 12 de abril, foram entregues duas bandeiras à Junta de Freguesia dos Biscoitos, pelos bons resultados obtidos na reciclagem de plástico/metal e papel/cartão, e uma bandeira à Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, pelos valores atingidos na reciclagem de vidro, sinais de distinção pelas boas práticas ambientais.

O concurso, destinado a premiar as freguesias com maior taxa per capita de resíduos de embalagens (papel/cartão, o plástico/metal/ ECAL e o vidro), decorreu de 01 de maio a 31 de dezembro, envolvendo todas as juntas de freguesia do concelho da Praia da Vitória.
Neste período, segundo nota da Câmara da Praia, foram recolhidas 586 toneladas de resíduos de embalagens, tendo-se destacado a freguesia dos Biscoitos com 24,05 Kg de embalagens em plástico por habitante e 26,29 Kg de embalagens em papel e cartão. Quanto à freguesia das Quatro Ribeiras, obteve-se uma média de 8,33 Kg de embalagens em vidro por habitante.

Ricky Baptista, vereador com o pelouro do Ambiente, citado na referida nota, acredita “na importância de sensibilizar a comunidade para a reciclagem como medida mitigadora e necessária à proteção do planeta. É fulcral incutir bons hábitos nas atuais e futuras gerações, sendo esta, no fundo, uma responsabilidade de todos nós. Neste sentido, consideramos a iniciativa também uma forma de envolver e alertar a população para a necessidade de continuarmos este trabalho”.

Já Tiago Borges, Administrador da Praia Ambiente E.M., também citado na nota da autarquia, sublinha o “apoio das juntas de freguesia nesta caminhada exigente, mas necessária para a sustentabilidade ambiental e economia circular dos resíduos, assim como atingir as metas de reciclagem definidas. Sem o empenho e dedicação destas entidades e comunidades envolventes não teria sido possível atingir estes resultados. O meu agradecimento pelo contributo dado, espero que possamos continuar juntos a trilhar este caminho assente na valorização do meio-ambiente”.
© GC-MPV | Fotos: GC-MPV | PE