ATLANTIC INNOVATION WEEK: SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E INOVADORAS TÊM DE SER HUMANIZANTES E REGENERATIVAS DO AMBIENTE, DEFENDE VÂNIA FERREIRA

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defende que todas as soluções tecnológicas e inovadoras para os problemas atuais da sociedade devem procurar “equilíbrios humanistas e humanizantes” e traduzir-se em medidas “regenerativas do espaço natural e sustentáveis do ponto de vista económico, social e cultural”.

A ideia foi transmitida por Vânia Ferreira na sessão de abertura da Atlantic Innovation Week, que decorre até quinta-feira, dia 23, na Praia da Vitória.

“A nós, cabe-nos avaliar estas questões sempre de forma holística, transversal e nas variadas ramificações, procurando os equilíbrios que garantam medidas e soluções humanistas e humanizantes, regenerativas do espaço natural e sustentáveis do ponto de vista económico, social e cultural. É esse o apelo e a preocupação que nos norteia enquanto autarquia responsável por uma Comunidade e um Território. É esse o maior desafio que vos aqui deixo: que as vossas soluções, ideias e estratégias aportem sempre uma componente regenerativa ao território e humanista à comunidade a que se destinam”, sublinhou.

“Sabemos hoje que os nossos antepassados já tinham ambas as preocupações: elas espelham-se na solidariedade, inclusão e hospitalidade que marca a nossa Identidade; elas espelham-se nos cuidados e formas como trabalharam a terra, construíram as suas habitações e se organizaram no território, respeitando a natureza e os recursos à sua disposição. Hoje, cada vez mais, esse conhecimento ancestral; essa forma de pensar e interagir com o planeta são fundamentais para que as nossas soluções tecnológicas caminhem rumo a um equilíbrio humano e ambiental. Aqui reside o nosso futuro”, argumentou a autarca praiense.

Para Vânia Ferreira, as disrupções climáticas e tecnológicas exigem uma concertação de esforços e o apoio incondicional a hubs de I&D, assim como fóruns de discussão e troca de conhecimentos, conducentes a respostas que garantam o progresso, particularmente em áreas como a Agricultura, o Mar, o Turismo, o Espaço e a Saúde.

A Atlantic Innovation Week é uma organização do AIR Centre e do TERINOV, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Até à próxima quinta-feira, mais de uma centena de especialistas estarão reunidos na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, a debater propostas inovadoras para os problemas atuais e ideias em desenvolvimento no TERINOV.

© GC-MPV | Foto: MPV | PE

Advertisement