
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 15:17 de sexta-feira, dia 23 de setembro, o resgate médico de uma mulher, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “DISNEY MAGIC”, a navegar a cerca de 330 milhas náuticas (611 quilómetros) a nordeste de Ponta Delgada.
De acordo com o comunicado do Comando da Zona Marítima dos Açores, a passageira, de 68 anos, de nacionalidade norte-americana, “apresentava sintomas de possível Acidente Vascular Cerebral (AVC)”.
A Marinha revela que o navio de cruzeiro, com bandeira das Bahamas, “foi divergido para a Ilha Terceira, por forma a ser realizado resgate imediato por meio aéreo, solicitando-se para tal o apoio da Força Aérea Portuguesa (FAP), através do RCC Lajes”.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da FAP, que transportou a paciente para o Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel, onde aterrou já na madrugada de sábado, 24 de setembro, às 04:25.
“A mulher foi posteriormente transferida para Unidade Hospitalar”, lê-se no comunicado.
Nesta operação, estiveram envolvidos o “MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras”, revela por última a Marinha.
© CZMA | Foto: DR | PE