
As Festas do Império da Caridade, no lugar das Figueiras do Paim, em Santa Cruz da Praia da Vitória, têm início esta sexta-feira, 23, e decorrem como habitual até à próxima quinta-feira, dia 29 de setembro.
Em tempos, uma das maiores festividades da freguesia citadina, as Festas do Império da Caridade mantêm, na atualidade, as velhas tradições que lhe engradecem e notabilizam como o tradicional pezinho, a afamada cantoria, a distribuição do bodo, a concorrida excursão ao mato e as grandiosas tardes de toiros.
Assim, já esta sexta-feira, pelas 18:00 horas, terá lugar o Pezinho, cujo concentração tem lugar no império, percorrendo de seguida o Lar D. Pedro V, Esquadra da PSP, Jardim Silvestre Ribeiro, Câmara da Praia e Império do Marítimos. Hora e meia depois, pelas 19:30, decorre na tenda junto à marina da cidade, o Jantar de Sopas do Pezinho, para todos aqueles que adquiriram os respetivos bilhetes previamente.
No sábado, 24, pela 09:00 da manhã, iniciar-se-á a distribuição de Bodo pelos irmãos do Império da Caridade, sendo que neste dia o império abre portas pelas 19:00, seguindo-se, às 20:30, o Terço. A afamada cantoria com os improvisadores José Esteves, Bruno Oliveira, Fábio Ourique, Roberto Toledo, Marcelo Dias e Maria Clara, inicia-se no palco das festas, pelas 21:00 horas.
No domingo, 25, pelas 13:00, haverá o Bodo com distribuição de pão e vinho no arraial. A noite de domingo é preenchida com atuação musical de Vasco Daniel, que subirá ao palco pelas 21:30.
O terceiro dias das Festas do Império da Caridade 2022, segunda-feira, 26, têm início pelas 19:30, com uma Missa por alma dos irmãos falecidos, seguindo-se pelas 20:30, a tradicional Mudança de Coroa. Pelas 21:30, Francisco Ourique sobe ao palco para mais uma atuação musical.
A terça-feira, dia 27, fica marcada pela tourada à corda oferecida por um grupo de irmãos do império, com bravos de Francisco Pereira e João Gaspar a ter lugar pelas 17:30. À noite, depois do desfile, pelas 21:00, haverá atuação, pelas 21:30, do Grupo Folclórico Doce Esperança.
O penúltimo dia de festividades começa pelas 17:30, com tourada à corda da ganadaria Rego Botelho. Mais tarde, pelas 21:30, a formidável voz de Joana Pacheco encantará os ouvidos de quem por lá se encontrar.
O último dia das festividades, é marcado pela famosa excursão ao tentadero da Casa Agrícola José Albino Fernandes (CAJAF), que anualmente leva centenas de pessoas ao mato, sendo que a concentração decorre, pelas 09:00, no império, estando a partida agendada para uma hora depois. As festividades de 2022 do Império da Caridade, depois de dois nanos de pausa forçada, culminam pelas 17:30, com a realização da afamada tourada à corda com exemplares da CAJAF.

© PE | Foto: DR | Imagem: Facebook Império da Caridade