
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, disponibilizou-se para dar apoio institucional à implementação na Região do Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz, em resposta ao repto lançado pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, na audiência de apresentação de cumprimentos que teve lugar segunda-feira de manhã no Gabinete da Presidência da ALRAA, na cidade da Horta.
O Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz é um documento orientador para a implementação desta área na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, no âmbito do programa da Educação para a Cidadania, documento esse aprovado pelos Ministérios da Educação e da Defesa Nacional, cuja implementação pretendem estender às regiões autónomas.
O Presidente Luís Garcia registou com agrado a intenção da Ministra da Defesa Nacional de reforçar a cooperação com o Parlamento dos Açores, no âmbito da ligação da sociedade com as Forças Armadas e as instituições da Defesa.
Na audiência, o Presidente da Assembleia Legislativa aproveitou ainda a ocasião para sensibilizar a Ministra da Defesa Nacional para “a importância da missão das Forças Armadas nos Açores”, muito “acarinhadas” pela população açoriana.
O Presidente Luís Garcia considera essencial “o reforço dos meios para que aquelas possam exercer essa missão ainda com mais eficácia, designadamente em termos de busca e salvamento, deslocações de doentes, fiscalização e conhecimento do nosso mar”.
© ALRAA | Foto: ALRAA | PE