CABO DA PRAIA: CÂMARA DA PRAIA VAI ABRIR AO PÚBLICO O FORTE DE SANTA CATARINA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) está presentemente a preparar a abertura ao púbico, para breve, do Forte de Santa Catarina, na freguesia do Cabo da Praia, foi esta sexta-feira revelado pela presidente da autarquia.

No âmbito do ciclo de visitas “Aproximar o Poder Local”, o executivo camarário esteve sexta-feira naquela freguesia do concelho praiense, onde, no final da mesma, segundo nota divulgada nas redes sociais, a presidente Vânia Ferreira confirmou a abertura daquele espaço.

Segundo a autarca, após protocolo com a Direção Regional da Cultura, os técnicos municipais estão a preparar a instalação de uma exposição sobre o período liberal na ilha, com incidência particular no papel da cidade e da batalha de 11 de agosto de 1829.

“Entendemos tratar-se de um ativo importante na oferta turística municipal, colmatando uma lacuna no que concerne ao uso da nossa história como elemento turístico. O nosso objetivo é ter o espaço aberto ao público até ao final do ano”, revelou, citada em nota, a presidente Vânia Ferreira.

“Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar com a Portos dos Açores no sentido de procurar soluções adequadas para a requalificação o espaço exterior à fortaleza, tornando-o mais atrativo a quem nos visita. Neste ponto, é importante destacar o atrativo que o forte é para os cruzeiristas. Este ano, já recebemos a visita de mais de uma dezena de navios de cruzeiros. E o arranjo do espaço exterior ao porto e ao forte é, em nosso entender, importante. Acredito que será possível chegarmos a uma parceria estreita com a Portos dos Açores. Acredito que será uma mais-valia para o Cabo da Praia em particular e para a cidade”, salientou a autarca.

Na visita ao Cabo da Praia, o executivo municipal acolheu a pretensão da Junta de Freguesia da necessidade de criação de um espaço multiusos, com a valência de centro de atividades para idosos.

“É uma das reivindicações locais, que anotamos e, agora, iniciaremos a avaliação de recursos, parcerias e ações inerentes a essa proposta”, frisa Vânia Ferreira.

A presidente da CMPV visitou ainda a obra em curso na rede de abastecimento de água na Canada do Saco, promovida pela Praia Ambiente. E anotou os problemas de escoamento de pluviais na Rua Nova, Barreiro e Rua das Pedras e as necessidades de intervenção junto à Casa do Camponês, nos acessos à zona de lazer e no trânsito no centro da freguesia.

O executivo municipal visitou também a escola do Cabo da Praia, que se encontra em obras.

Depois de já ter estado no Porto Martins, Fonte do Bastardo e sexta-feira no Cabo da Praia, o périplo do executivo municipal pelas freguesias do concelho prossegue na próxima semana, na única freguesia urbano do concelho, Santa Cruz.

© GC-MPV | Foto: RS | PE