
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da sua Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, vai celebrar o Dia Europeu do Mar, que se assinala a 20 de maio, com uma atividade de educação ambiental inserida no programa Bandeira Azul e no âmbito projeto “Os Suspeitos do Costume”, foi esta quarta-feira anunciado.
Segundo nota de município, trata-se da recolha de resíduos no areal da praia das Milícias, em São Roque. A concentração está marcada para as 08:30 do próximo dia 20 nesta praia.
A atividade vai contar com a colaboração de uma turma de 8.º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo e respetivos professores.
Com a recolha de resíduos no areal da praia das Milícias, a autarquia pretende ainda contribuir para a Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas dos Açores, iniciativa da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas.
No decorrer desta atividade, explica a nota, “serão abordados conteúdos como a importância da prevenção da produção de resíduos, a forma como ajudar a evitar a poluição dos solos, da areia e do mar e o código de conduta nas zonas balneares”.
Esta iniciativa tem como objetivo principal “demonstrar a importância da execução de comportamentos adequados e o respeito pelo código de conduta nas zonas balneares para contribuir para a correta gestão e preservação dos ecossistemas”, salienta a autarquia.
A autarquia informa ainda que são cinco os objetivos específicos da mesma atividade, nomeadamente, “minimizar a entrada de resíduos no mar e o impacto do lixo marinho nos habitats e ecossistemas; identificar os 10 resíduos mais abundantes; identificar as origens dos resíduos; quantificar os resíduos; encaminhar os resíduos para destino final adequado”.
© GC-CMPD | Imagem: CMPD | PE