GOVERNO DOS AÇORES ASSINALA DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA COM SESSÃO ‘ONLINE’

O Governo dos Açores promove, através da Direção Regional das Comunidades, hoje, pelas 18:00, uma sessão ‘online’ para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Esta iniciativa, com transmissão em direto através da página da Direção Regional das Comunidades no Facebook, pretende abordar e debater a importância dos Cursos de Português para Falantes de outras Línguas, como ferramenta fundamental para a integração dos imigrantes na sociedade açoriana, dando voz e destaque aos organizadores dos cursos, e aos formadores e formandos.

Para tal, são convidados da sessão as entidades organizadoras AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, e CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, representadas na iniciativa por Leoter Viegas e Ana Silva, respetivamente, as formadoras Ana Brasil e Ana Figueiredo, e Elena Rodriguez (Colômbia), Vladislav Cherkasov (Rússia), Patricia Read-Hunter (EUA) e Neil Hunter (EUA), formandos do curso de 2021

Os Cursos de Português para Falantes de outras Línguas, promovidos pelo Governo dos Açores, através das Direções Regionais das Comunidades e da Educação, destinam-se a cidadãos de nacionalidade estrangeira residentes nos Açores, sendo lecionados em horário pós-laboral.

A sua disponibilização visa contribuir para a plena integração dos imigrantes residentes no arquipélago, através da sua valorização profissional e pessoal. Desde 2013, ano da primeira edição, 217 imigrantes, de mais de 40 nacionalidades, concluíram com sucesso os respetivos cursos.

Comemorado a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela UNESCO em 2019. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, a língua portuguesa é uma das mais difundidas no mundo e a mais falada no hemisfério sul. Para a sua promoção e preservação contribuem diariamente as comunidades portuguesas espalhadas pelo globo, entre elas os emigrantes açorianos e os seus descendentes.

© GRA | Imagem: DRCom/GRA | PE