“RETALHOS DE UMA DIOCESE” EM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DE ANGRA

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, promove, entre os dias 06 de maio e 29 de julho, a exposição “Retalhos de uma Diocese”, patente no espaço do ‘Web’ Café desta instituição, em Angra do Heroísmo.

A exposição aborda as diversas facetas do bispado de Angra, no tempo em que surgiu o liberalismo em Portugal e nos Açores, sublinhando em particular elementos menos conhecidos sobre as relações entre a Igreja e a Monarquia durante esse período.

Estarão expostos painéis que apresentam documentos que datam desde 1664 até 1848, pertencentes ao Fundo da Mitra da Diocese de Angra, do qual a BPARLSR é a única detentora no país. Em conjunto, estes constroem uma perspetiva da Diocese face à Monarquia, da qual foi aliado imprescindível, independentemente da configuração absoluta ou liberal do poder.

Este aspeto será explorado, na palestra inaugural “Retalhos de uma Diocese”, dinamizada por Carlos Correia, no dia 06 de maio pelas 18h00.

Carlos Correia, nascido em 1962, em Santa Maria, foi ordenado presbítero a 21 de junho de 1992 e licenciou-se em Roma com tese em teologia do sacerdócio. Foi pároco e professor do Seminário até 2010, ano em que suspendeu o seu ministério. Atualmente é Técnico Superior na divisão de Arquivo desta Biblioteca Pública, onde trabalha na reestruturação do Arquivo da Mitra.

A participação neste evento decorrerá mediante inscrição prévia, através do número de telefone 295 401 000 ou de e-mail para comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

© GRA | Imagem: SREAC/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s