DOENTES DESLOCADOS FREQUENTEMENTE PASSAM A RECEBER APOIO COMPLEMENTAR DE 20 EUROS

Os doentes açorianos que se desloquem frequentemente para fora da sua ilha de residência, por motivos de saúde, vão passar a receber um apoio complementar de 20 euros por dia, além do valor habitual atribuído a todos os doentes deslocados, assim como o direito a um acompanhante.

Esta determinação foi aprovada terça-feira no parlamento regional com os votos favoráveis de PS, BE, IL e PAN, as abstenções do Chega e do deputado independente e contra PSD, CDS-PP e PPM, por iniciativa do Bloco de Esquerda no âmbito de uma proposta do PS que propunha o alargamento do atual Complemento Especial para o Doente Oncológico (CEDO) aos doentes transplantados.

Isto é, até agora apenas os doentes oncológicos recebiam este apoio adicional, mas através de uma proposta de alteração do Bloco de Esquerda, este complemento não só foi alargado aos doentes transplantados, como a todos os doentes cuja patologia implique deslocação frequente, de pelo menos três ou mais viagens no período de 12 meses até obtenção de alta clínica.

A deputada Alexandra Manes considera que a alteração introduzida pelo Bloco de Esquerda não só é mais abrangente, como também é mais justa porque “o que está em causa é a despesa extra que os doentes frequentemente deslocados têm e não a especificidade da doença”.

“Existem outras patologias que obrigam os doentes das ilhas sem hospital a deslocar-se frequentemente, o que provoca dificuldades financeiras acrescidas” que este apoio vem ajudar a colmatar, disse, citada em nota, a deputada bloquista.

© BE/A | Foto: BE/A | Vídeo: ALRAA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s