APPAA ALERTA PARA A LIMPEZA E SEGURANÇA DOS ESPAÇOS NATURAIS

A Associação para a Promoção e Proteção Ambiental dos Açores (APPAA), alertou esta quarta-feira, para a necessidade de “garantir a permanente limpeza, vigilância e segurança” dos espaços naturais, agora que se verifica um “acréscimo das visitas e a permanência em zonas fora dos espaços urbanos, de residentes e de turistas”.

“É necessária a repartição de responsabilidades quanto à vigilância dos locais que são visitados, de forma a prevenir e evitar acidentes. Na rede de trilhos pedestres dos Açores, é necessário ser efetuada, de forma urgente, uma avaliação do estado de cada percurso, devido ao natural desgaste causado pelos temporais”, lê-se na nota enviada às redações.

A APPAA aconselha que não existindo a possibilidade de tal avaliação ser executada por apenas uma entidade, “é necessário que cada Junta de Freguesia, cada Câmara Municipal, em todas as ilhas, colabore nessa avaliação. Todas as informações, com a colaboração individual ou das associações, seriam igualmente úteis, de modo a garantir o bom estado de cada trilho”.

Em S. Miguel, refere a Associação, “os caminhos de acesso à Lagoa do Fogo e miradouro da Grota do Inferno, apresentam perigos que, no primeiro caso, têm ocasionado inúmeros acidentes”.

“A dispersão dos visitantes para sítios com acessos difíceis e com condições propícias a causar quedas, exige a sinalização, a interdição de acesso a “desvios” desses caminhos, bem como a colocação de avisos e de vedações”, aponta. “Os caminhos que estão assinalados necessitam de reparação dos pisos e das vedações que são facilmente transponíveis”, explica.

A APPAA alerta ainda, para a necessidade de disciplinar o trânsito e estacionamento, sobretudo, junto dos miradouros. “A situação junto do principal miradouro da Lagoa do Fogo continua a ser lamentável. Havendo um parque de estacionamento com lugares suficientes, continua a verificar-se o estacionamento de veículos, sobretudo autocarros de turismo, na estrada, junto ao miradouro”, constata e adianta, que é “necessário concretizar o projeto para este miradouro, que foi amplamente debatido e que garantirá maior comodidade aos visitantes e maior disciplina na utilização daquele espaço e no acesso à Lagoa”.

Por outro lado, a APPA defende, que “aos espaços de lazer, miradouros e parques, acrescentam-se os lugares menos frequentados, mas acessíveis por meios motorizados ou pedestres e que necessitam de recolha de resíduos”. A colocação de recipientes para lixo é “desaconselhável”, pois “só o bom comportamento cívico evitará a deposição de resíduos”, sustenta. A limpeza não pode limitar-se aos centros urbanos, “é necessário articular aquela responsabilidade entre os serviços governamentais e os autárquicos.

Por fim, na nota, a APPAA alerta para a necessidade de, “em todas as áreas, urbanas, rurais e naturais, serem garantidas a limpeza dos espaços e a segurança de quem salutarmente utiliza todas as zonas disponíveis para o lazer, a prática do desporto e a fruição da natureza”.

© APPAA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s