GOVERNO AVANÇA COM MAJORAÇÕES DO APOIAR.PT AÇORES PARA SÃO JORGE, ANUNCIA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou este sábado, em São Jorge, majorações no APOIAR.PT Açores, de apoio à capitalização e liquidez empresarial, para empresários e empresas da ilha do grupo central, a braços com uma crise sismovulcânica.

“O que é preciso é agilizar procedimentos que já estejam em velocidade cruzeiro e possam ser adaptados através de majoração e com celeridade para São Jorge”, sublinhou José Manuel Bolieiro, falando nas Velas, após uma reunião com os dois presidentes de câmaras da ilha, deputados regionais, a presidente do Conselho de Ilha e representantes empresariais.

São Jorge, lembrou Bolieiro, não vive apenas agora com o problema sismovulcânico, já que associado a esta “tem a pandemia”, que motivou perdas de rendimentos, e “o problema resultante da invasão à Ucrânia”, que tem levado, por exemplo, à subida de preços e à inflação.

“Hoje [sábado] arrancámos um diálogo sem precipitação e com participação”, sublinhou ainda.

O XIII Governo dos Açores está, diz José Manuel Bolieiro, “humilde e democraticamente” disponível para ouvir todos os contributos sobre o tema, embora tenha já “trabalho de casa feito” e pretenda que os apoios a implementar “não sejam burocráticos”, antes assentem em “instrumentos já testados e de prontidão”, como o APOIAR.PT Açores.

De manhã, o governante assistiu ao ‘briefing’ diário com as autoridades no terreno sobre a evolução da crise sismovulcânica, tendo valorizado a “transparência da informação” que tem sido divulgada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

“Não fazemos de uma crise, de uma instabilidade emocional e de ansiedade das populações, um jogo de protagonismos políticos. Não aconselhamos, e até repudiamos, a tentativa dos protagonismos políticos de circunstância”, declarou ainda, antes de deixar uma “palavra de gratidão” e de “reconhecimento a todas as instituições” que têm estado ao serviço das populações.

© GRA | Foto: MM/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s