INSITUTO AÇORIANO DE CULTURA LANÇA “GUIA PRÁTICO DA FLORA NATIVA DOS AÇORES”

O Instituto Açoriano de Cultura (IAC) lança hoje, pelas 20:00 horas, no Jardim Duque da Terceira, o “ Guia Prático da Flora Nativa dos Açores / Field Guide of Azorean Terrestria Fauna”.

Com o selo de qualidade do IAC trata-se de um guia indispensável para amantes da natureza, curiosos, estudiosos, população escolar, turistas e quantos se interessam pelo património natural das nove ilhas açorianas.

O “Guia Prático da Flora Nativa dos Açores / Field Guide of Azorean Terrestrial Fauna” facilita não só o conhecimento das principais espécies da flora açoriana, como permite uma fácil e rápida identificação das endémicas, seja das mais comuns, seja das mais raras. Contempla quase três centenas de espécies, incluindo fichas de líquenes, musgos, hepáticas, antocerotas, fetos e licófitas, gimnospérmicas e angiospérmicas. E inclui a localização onde podem ser avistadas, juntamente com um conjunto de aspetos de natureza científica, divulgando o património natural da Região, bem como a sua rica biodiversidade.

Livro profusamente ilustrado e bilingue, em português e inglês, com fotografias de grande qualidade e padrões de rigor científico, o Guia Prático da Flora Nativa dos Açores é, pois, um daqueles livros que todos deveriam ter em casa, pelo modo apelativo e sintetizado como divulga informação científica.

A coordenação científica é de Paulo Borges e Rosalina Gabriel, da Universidade dos Açores, e conta com textos da autoria de Rui Bento Elias, Rosalina Gabriel e António Félix Rodrigues. A edição é do Instituto Açoriano de Cultura, com apoio da Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas.

Em 2019 o Instituto Açoriano de Cultura publicou o Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores, coordenado por Rosalina Gabriel e Paulo A. V. Borges. Com essa edição, inaugurou nos Açores a publicação de guias práticos, em português e inglês, sobre a Natureza da região. Segue-se, agora, este segundo volume, dedicado à flora nativa.

© CB/IAC | Imagem: IAC | BE

One comment

  1. O Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil, é o lugar que mais recebeu a influência açoriana, aqui, muitas das plantas que cultivamos chegaram pelos idos de 1740 com os primeiros povoadores, desse extremo do país, por isso há uma confusão quando queremos saber se tal ou qual planta é nativa, esse almanaque, será de grande valia para essa avaliação.

Deixe um comentário