
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está este domingo de visita à ilha de São Jorge, onde se regista uma crise sísmica desde 19 de março.
O mais alto magistrado da Nação e chefe supremo das Forças Armadas deverá pisar solo jorgense por volta das 15:50, para dar um sinal claro de confiança, proximidade e solidariedade do povo português para com os seus irmãos na ilha de São Jorge.
A viagem para São Jorge far-se-á através do Pico, onde a comitiva presidencial é esperada por voltas das 15:20. À sua espera, no aeroporto local, estará o presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, que deverá seguir com o chefe de Estado para São Jorge.
Na passada sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa declarou à imprensa que estava a acompanhar a crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, onde pensava deslocar-se brevemente, considerando que “não há razão para insegurança”.
“Quando falei com ele [presidente do Governo Regional] hoje, ainda estava em São Jorge e eu penso muito brevemente ir a São Jorge também”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, aos jornalistas, em Fátima.
O chefe de Estado referiu que, “no imediato, entendem os especialistas que não há questões para alarmes da parte da população”.
Desde as 16:05 do dia 19 de março, a ilha de São Jorge tem registado uma atividade sísmica fora do normal. Desde então, milhares de sismos tem sido registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), embora muitos destes eventos não sejam sentidos pela população.
Dos eventos sentidos pela população, o mais energético ocorreu no dia 19 de março, às 18:41 e teve magnitude 3,3 na escala de Richter.
A crise sismovulcânica que afeta São Jorge, concentra-se na parte central da ilha, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção oés-noroeste — lés-sudeste, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor.
Na passada quarta-feira, 23 de março, o CIVISA elevou o nível de alerta vulcânico na ilha para V4 (de um total de cinco), o que significa possibilidade real de erupção.
© PE | Foto: DR