AÇORES DISPONÍVEIS PARA DEBATER “DESAFIOS COMPARTILHADOS” COM ESTADO BRASILEIRO DO RIO GRANDE DO SUL

Uma comitiva açoriana está atualmente no Rio Grande do Sul para as comemorações dos 270 anos do povoamento açoriano do estado brasileiro e dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, havendo “desafios compartilhados” a superar entre os dois lados do Atlântico.

A mensagem foi deixada quer pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quer pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, em mensagens divulgadas no Palácio do Governo. Antes, a comitiva dos Açores havia apresentado cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

“Não somos sequer dois povos irmãos, somos quase um povo único, embora separado pelo Atlântico”, considerou o Diretor Regional, representando o presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, que ficou em São Jorge e por isso não se deslocou ao Brasil, e o vice-presidente do Executivo, Artur Lima, que não seguiu na comitiva devido a questões de saúde.

“Vivemos em ilhas. Temos de enfrentar e superar os desafios da natureza”, lembrou ainda José Andrade, justificando a ausência de José Manuel Bolieiro na deslocação ao Brasil.

A visita oficial sucede na semana seguinte a São Miguel ter acolhido a primeira reunião presencial do Conselho da Diáspora Açoriana, entidade consultiva que garante, valoriza o presidente do Governo, “reflexão, aconselhamento e apreciação crítica e proponente”.

A comitiva integra, em representação do povo dos Açores, os deputados João Vasco Costa (PS), João Bruto da Costa (PSD), Paulo Estêvão (PPM) e José Pacheco (Chega), e os presidentes de Câmara Alexandre Gaudêncio, da Ribeira Grande, e Carlos Ferreira, da Horta, cidades-irmãs de Porto Alegre.

Ontem, ainda em Porto Alegre, decorreu uma cerimónia de descerramento de uma placa de homenagem aos açorianos, na primeira praça da cidade, pelo Prefeito de Porto Alegre e com o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, a representar o presidente do Governo dos Açores.

Posteriormente, a comitiva participou, no município de Gravataí, na sessão comemorativa do aniversário da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, cerimónia que integrará momentos discursivos e culturais.

Já no sábado, 26 de março, dar-se-á uma cerimónia de reconhecimento do Governo dos Açores, com a entrega da medalha dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, no Paço Municipal (antigo Paço dos Açorianos), e intervenções do Prefeito de Porto Alegre e de António Ventura – seguidamente, haverá ainda o descerramento de uma placa alusiva à visita oficial.

© GRA | Fotos: MM/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s