OP AÇORES 2021: PROJETO “CONVIDAMOS-TE A SENTAR” DA ESVN APROVADO PARA A FASE FINAL

No âmbito do Orçamento Participativo 2021 da Região Autónoma dos Açores, o projeto intitulado “Convidamos-te a sentar…”, apresentado por alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN) foi aprovado para a fase final de votação.

Este projeto de investimento, no valor de 25 mil euros e prazo de execução de 24 meses, “visa melhorar as salas de aula através da aquisição de novas cadeiras que tenham em consideração o conforto e a postura correta dos estudantes, contribuindo para o seu bem-estar, para a prevenção de futuras doenças da coluna e até para um maior nível de concentração e sucesso na aprendizagem”.

Nos considerandos do projeto, submetido na área temática de “Juventude — hábitos de vida saudáveis”, os alunos proponentes, Francisca Dinis, Pedro Coelho, Selma Ribeiro e Patrícia Dores, expõem que ao falar-se em hábitos saudáveis, “acaba por ficar esquecido um aspeto muito importante: devemos adotar uma boa postura sentados! Para isso, muito contribui o tipo de cadeira no qual os nossos jovens permanecem sentados na sala de aula, em média, cerca de 6h a 8h por dia”.

Segundo argumentam, o mobiliário existente na ESVN é desadequado, “onde predominam as cadeiras desconfortáveis e sem qualquer preocupação ergonómica”. Esta factualidade, é para a comunidade escolar “um problema grave, sobretudo quando o número de jovens que sofrem de escoliose é cada vez maior”.

Paralelamente, com esta proposta, os alunos signatários pretendem mostrar, que todos “podem e devem, através da participação em iniciativas governamentais, intervir ativamente na comunidade em que se encontram inseridos e de uma forma informada e participada, mostrar o seu poder e espírito de cidadania”.

O projeto segue agora para a fase de votação final que decorre de 01 de dezembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022, na qual todos os açorianos são convidados a fazerem a sua escolha, através do sítio da internet do OP Açores, em https://op.azores.gov.pt.

O Orçamento Participativo dos Açores para 2021 conta com uma verba de 1,2 milhões de euros, segundo anunciou em junho o Governo Regional.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s