PUBLICADO DIPLOMA QUE ALTERA EXCECIONALMENTE EM 2021 E 2022 O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DE TOURADAS À CORDA

Foi esta sexta-feira publicado em Diário da República, o Decreto Legislativo Regional “Regime excecional do período de realização de touradas à corda em 2021 e 2022”, que prolonga até 15 de novembro a época de touradas à corda deste ano, e antecipa a do próximo para o dia 18 de abril.

O diploma apresentado pelo grupo parlamentar do Partido Socialista, foi aprovado por larga maioria a 21 de outubro, na Assembleia Legislativa Regional, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS-PP, PPM, CH e IL e os votos contra do BE, PAN e do deputado independente Carlos Furtado.

Tendo em conta as restrições impostas devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, em 2020 e 2021, a época de touradas à corda não decorreu dentro da normalidade. Estas restrições só foram levantadas a 12 de outubro de 2021, a escassos dias do termo do período de realização de touradas consagrado por lei (15 de outubro).

Ora, entendeu a Assembleia Regional, que face ao “longo período de interrupção da realização de touradas tornou-se impossível acomodar no curto período remanescente todos os pedidos existentes, pelo que interessa, a título excecional e apenas para as épocas de 2021 e 2022, alterar os limites temporais que para elas se encontram fixados”.

O diploma agora publicado entra em vigor “no dia imediato ao da sua publicação”, ou seja, hoje. Assim, é agora permitido a realização de touradas até ao próximo dia 15 de novembro, desde que as mesmas tenham início entre as 16:00 e as 18:00 horas, recebam o respetivo licenciamento camarário e sejam anunciadas em “órgão de comunicação social de expansão local”, pelo promotor, “até vinte e quatro horas antes da realização” das mesmas. Neste anúncio deve constar a “indicação do dia, da hora, do local de realização da tourada e do percurso alternativo para o trânsito”.

Desse modo, já esta tarde, pelas 16:00 horas, realiza-se uma tourada à corda na Grota do Francisco Vieira, freguesia do Raminho, concelho de Angra do Heroísmo, com quatro exemplares de Humberto Filipe.

Para já, estão ainda agendadas, três touradas para o dia 06 de novembro, sábado, nas freguesias de Serreta, Terra chã e Ribeirinha.

No dia seguinte, 07, domingo, realizar-se-á mais dois arraiais de tauromaquia popular, em Santa Bárbara e na Feteira.

Está também previsto para o sábado, 13 de novembro, uma tourada à corda no porto de pescas, na freguesia de São Mateus.

Todas estas touradas têm início pelas 16:00 horas.

Recorde-se que em 2020 não se realizou qualquer tourada à corda, tendo este ano ocorrido até agora três, duas no concelho de Angra do Heroísmo e uma no concelho da Praia da Vitória. Todas foram realizadas precisamente no dia – 15 de outubro — em que terminava legalmente a época de touradas à corda, a qual estende-se agora até 15 de novembro.

No concelho da Praia da Vitória, à data de publicação deste articulado, embora ainda não oficializada, está previsto uma tourada para o dia 13 de novembro, na mais recente freguesia do concelho — Porto Martins. Praia Expresso sabe também, que no decurso da última semana, foram vários os promotores no concelho da Praia da Vitória que manifestaram intenção de realizar uma tourada à corda, não tendo, no entanto, formalizado este pedido junto das entidades competentes.

© PE | Foto: DR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s