FÓRUM AUTONÓMICO É OPORTUNIDADE PARA DESPERTAR PENSAMENTO CRÍTICO, SUBLINHA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou na noite de segunda-feira que o Fórum Autonómico, cuja primeira sessão decorreu na ilha Graciosa, representa uma oportunidade para, com convidados especialistas em diferentes áreas, “despertar pensamento crítico” e “partilhar reflexões” sobre os caminhos futuros da Região.

Falando no Centro Cultural da ilha Graciosa, citado em nota esta terça-feira enviada às redações, José Manuel Bolieiro defendeu o “espaço de cidadania” como preponderante para a governação, sublinhando que é desígnio do XIII Governo Regional dos Açores “estar na rua, ouvir as pessoas, empresas” e demais intervenientes da sociedade.

O governante lançou o apelo aos graciosenses no concreto, e aos açorianos no geral, a que não se conformem com indicadores atuais em diferentes áreas, pedindo que todos sejam “críticos e inconformados”, embora “convictos na mudança que gera um novo ciclo” de desenvolvimento.

“É na vontade de fazer que estará a diferença”, sublinhou, antes de reconhecer ser precisa “coragem” para “mexer em interesses instalados” que “puxam para trás” o desenvolvimento das populações.

“Estamos focados, neste Governo, para valorizar a perspetiva de mudança que fará com que o passo seja no caminho certo. Com as competências certas. Com a especialização certa”, vincou José Manuel Bolieiro.

O Fórum Autonómico encerrou o primeiro de dois dias de visita estatutária à ilha Graciosa, a primeira da atual legislatura.

O economista Flávio Tiago foi o orador convidado da primeira sessão do Fórum.

O docente abordou alguns dos desafios mais imediatos da Região, seja a nível económico, social ou demográfico, apresentando diversos indicadores e estatísticas às dezenas de pessoas presentes e chamando a atenção para a oportunidade que os fundos comunitários podem desempenhar em mudanças estruturais nos Açores.

© GRA | Foto: MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s