ÉPOCA DE TOURADAS À CORDA PODERÁ SER ALTERADA

A época de touradas à corda decorre de acordo com Decreto Legislativo Regional de 01 de maio a 15 de outubro, mas este calendário poderá ser alterado, por forma a permitir que ainda este ano se possam realizar mais arraiais de tauromaquia popular, para além da data limite atualmente estipulada.

Segundo noticiou a agência Lusa, esta quarta-feira, a Associação Regional dos Criadores de Toiros das Touradas à Corda “vai tentar interceder junto dos grupos parlamentares para que o Parlamento açoriano aprove o prolongamento da época taurina por mais um mês”, ou seja, até ao próximo dia 15 de novembro.

Uma deliberação do Conselho do Governo Regional dos Açores desta terça-feira, 12, determinou que “passam a não existir critérios que limitem a realização de touradas à corda, desde que verificadas as regras de comportamento social, no respeitante ao uso de máscara”, ainda que, a região não tenha 85% da população vacinada contra a COVID-19, como a 10 de setembro, comunicou o secretário regional da Saúde de Desporto, Clélio Meneses, como condição imperativa para a sua realização com a anuência dos dois autarcas terceirenses, Álamo Meneses da Câmara de Angra e Tibério Dinis da Praia.

A três dias do fim da época taurina, conhecida a deliberação governamental, logo deu entrada na Câmara Municipal da Praia da Vitória um pedido de licenciamento apresentado pela Tertúlia Tauromáquica Praiense e pela página de facebook “Toiros D’Ouro” para a realização de uma tourada à corda, no dia 15 de outubro, sexta-feira, pelas 17:00 horas, na rua Padre Francisco Rocha de Sousa (rua do Cemitério).

Neste evento que assinala o regresso da festa brava à Praia da Vitória e à ilha Terceira, no pós-medidas restritivas face à pandemia de Covid-19, serão corridos quatro exemplares de outras tantas ganadarias, a saber: Ezequiel Rodrigues; Eliseu Gomes, Francisco Pereira e Humberto Filipe.

Para o concelho de Angra do Heroísmo, tanto quanto apurou o Praia Expresso, estão ainda agendadas mais duas touradas à corda para este mesmo dia e à mesma hora. Uma na Vila de São Sebastião, com exemplares da Casa Agrícola José Albino Fernandes e outra no Lameirinho, com bravos de Rego Botelho, António Lúcio, João Gaspar Filho e Manuel João Rocha.

Numa consulta hoje realizada pelo Praia Expresso à agenda parlamentar do período legislativa deste mês de outubro, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que decorre na próxima semana de 19 a 22 na cidade da Horta, não consta, para já, qualquer iniciativa legislativa de alteração do calendário taurino nos Açores.

© PE | Foto: Marco Charamba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s