GOVERNO AUTORIZA REALIZAÇÃO DE TOURADAS À CORDA

O Governo Regional dos Açores através do secretário regional da Saúde e Deporto, determinou esta terça-feira, que nas ilhas com tradição tauromáquica, “passam a não existir critérios que limitem a realização de touradas à corda, desde que verificadas as regras de comportamento social, no respeitante ao uso de máscara”.

A decisão foi tomada na sequência de uma reunião que juntou à mesma mesa, o secretário regional da Saúde e Deporto, o diretor regional da Saúde, o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a presidente eleita da Câmara Municipal da Praia da Vitória, por indicação do presidente cessante, e a Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, na qual, foi apresentado o contexto epidemiológico relativamente ao vírus SARS-CoV-2, nomeadamente no que concerne ao nível de população vacinada na região, bem como à ponderação consolidada dos fatores da incidência, número de internados e número de óbitos verificados.

No seguimento do que havia sido firmado na reunião do passado dia 10 de setembro, Clélio Meneses demonstrou que, na Terceira, se atingiu 82% de vacinação completa e 85% da população já recebeu uma toma da vacina, o que se justifica pelo elevado grau de mobilidade da população residente, sendo que à presente data, apenas se verificam seis infetados, dois internamentos e que desde julho não se verificam óbitos nesta ilha. Do mesmo modo, nas restantes ilhas de tradição tauromáquica, há muito que este nível de vacinação completa foi alcançado e que os outros fatores se encontram amplamente consolidados.

Desse modo e de acordo com a Resolução do Conselho do Governo n.º 245/2021, de 12 de outubro, deixam de haver entraves à realização de touradas à corda, ainda que 85% da população açoriana não esteja completamente vacinada, conforme foi inicialmente determinado. No entanto, a realização de touradas à corda está condicionada ao uso de máscara, embora por lei da República esta tenha deixado de ser obrigatória no espaço público.

O período legalmente permitido para realização de touradas à corda termina na próxima sexta-feira, 15 de outubro.

© GRA | Foto: Marco Charamba | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s