FAJÃ DE BAIXO: EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “VIOLAS DOS AÇORES”

A Fajã de Baixo, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, acolhe a exposição de fotografia “Violas dos Açores” até ao final do presente mês de outubro.

A exposição, da responsabilidade da Associação de Juventude Viola da Terra (AJVT), foi inaugurada no este sábado, 02 de outubro, nas comemorações do “Dia da Viola da Terra”, e conta com o registo de Violas de 8 ilhas dos Açores.

De acordo com nota da AJVT, com esta exposição a organização “pretende dar a conhecer os diferentes modelos de Violas na nossa Região, bem como a grande riqueza da imaginação dos construtores ao longo dos anos”.

Muitas das fotografias resultam de registos amadores e em situações de contacto espontâneo com músicos, como é o caso de um ensaio numa adega da Ilha do Pico, ou de uma visita à Casa dos Dabney na Ilha do Faial, ou até numas filmagens do realizador Tiago Pereira na ilha Graciosa para o seu canal “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”.

No entanto, ressalva a nota, “há fotografias que foram tiradas, especificamente, para a exposição, como é o caso de imagens lindíssimas da Viola de 12 e de 15 cordas, da ilha Terceira, registadas por Manuel Brito. Também consta da exposição uma fotografia de uma viola de São Jorge com um embutido com um pássaro, abaixo do cavalete, de coleção particular, num registo de Raimundo Leonardes”.

“De Santa Maria há um registo de Raul Resendes, de uma linda Viola do construtor Manuel Batista, com o cravelhal em leque. E temos depois vários registos, da própria Associação de Juventude Viola da Terra, da Violas da Ilha de São Miguel e Flores”.

A AJVT, sublinha a nota, “continua empenhada em encontrar registos da presença da Viola da Terra na ilha do Corvo, a única Ilha que não está representada na Exposição, quer seja com provas da sua presença na Ilha com algum instrumento, ou com alguma fotografia da Viola ou de tocadores com a Viola da Terra”.

A exposição patente até ao final do mês de outubro, decorre no “Largo de Nossa Senhora da Ressurreição”, jardim da Junta de Freguesia de Fajã de Baixo, ao lado do Centro Natália Correia, mas, refere a organização “pretende ganhar uma itinerância pela Ilha de São Miguel e pelas Ilhas dos Açores”.

Esta exposição contou com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

© AJVT | Foto: AJVT | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s