
Apesar de ter sido o partido mais votado em termos globais e ter conquistado a Câmara de Vila do Porto ao PSD, o PS perdeu a hegemonia que detinha em 2017.
RESULTADOS



















PS PERDE HEGEMONIA MUNICIPAL
Nas eleições autárquicas de 2017, 01 de outubro, o PS arrebatou a presidência de 12 das 19 câmaras municipais dos Açores. Após as eleições de hoje, este número baixou para nove. Ao todo o PS perdeu quatro câmaras (Horta, Praia da Vitória, São Roque do Pico e Santa Cruz da Graciosa), mas na contabilidade final, a perca desce para três em virtude da conquista da Câmara Municipal de Vila do Porto ao PSD.
Por sua vez o PSD preside oito câmaras municipais, cinco sozinho, duas em coligação com o CDS-PP e PPM e outra com CDS-PP. Em relação a 2017, o PSD mantém o mesmo número de câmaras, apesar de ter perdido Vila do Porto, já que, em compensação, tirou São Roque do Pico ao PS. A três restantes câmara foram conquistadas em coligação, com o CDS-PP e o PPM (Horta e Santa Cruz da Graciosa), e só com o CDS-PP (Praia da Vitória).
O CDS-PP manteve a única câmara que detém nos Açores: Velas.
Concorreram nestas eleições três listas de grupos de cidadãos, na Horta, Praia da Vitória e Calheta. Apenas a lista da Calheta logrou vencer, tal como o já tinha feito há quatro anos.


© PE
