AUTÁRQUICAS 2021: VÂNIA FERREIRA (PSD/CDS-PP) QUER CRIAR UM PLANO MUNICIPAL DE DIAGNÓSTICO SOCIAL

A candidata à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória pela coligação PSD/CDS-PP, Vânia Ferreira, afirmou esta semana que quer desenvolver uma “ação social municipal responsável e concertada, com vista a um concelho socialmente justo”.

Vânia Ferreira, citada em nota de imprensa, falava à margem de uma reunião com a delegação da Cáritas na Praia da Vitória, onde frisou que pretende implementar “um verdadeiro e eficaz Plano de Diagnóstico Social no concelho, com o intuito de promover de forma concertada uma parceria entre todas as entidades que estão envolvidas no processo de sinalização de casos vulneráveis e de risco, como Instituições Particulares de Solidariedade Social, as próprias Juntas de Freguesia, o ISSA (Instituto Segurança Social dos Açores), com o departamento de Ação Social da Câmara que, sendo valorizado e reorganizado nas suas múltiplas valências e funcionalidades, irá agir em complementaridade com estas instituições”.

“Só assim, em permanente articulação, conseguimos exponenciar os recursos e ferramentas ao nosso dispor, para efetivamente ajudarmos quem mais precisa”, explicou.

Para a candidata praiense “é de maior importância que não se dupliquem valências e apoios, mas que estes se complementem. Bem como, que a organização deste plano permita o acompanhamento dos casos sinalizados e apoiados”.

“A Câmara já dispõe de duas ferramentas muito importantes de âmbito social, como o Fundo de Emergência Social, que gostaria também de o ver descentralizado nas freguesias, para que a resposta seja cada vez mais célere, e um Regulamento de Apoio ao Arrendamento, que iremos manter, por ser uma medida que efetivamente apoia as famílias mais vulneráveis. Ao mesmo tempo, que iremos garantir que estas medidas são aplicadas de forma responsável, atendendo ao fim para o qual foram desenhadas”, garante.

Para Vânia Ferreira “é necessário rever e melhorar os apoios a todas as IPSS e Associações de cariz social sediadas na Praia da Vitória. Gostaríamos ainda de criar e atribuir um Selo de boas práticas, majorando nestes apoios, as instituições que desenvolvam projetos inovadores direcionados às crianças, jovens e idosos. Assim como, rever o modelo de ação nos centros de convívio de idosos”.

Já no que diz respeito à habitação, a candidata da coligação compromete-se “a garantir a manutenção regular de todo o parque habitacional social existente no Concelho. Ainda neste campo, e no que foi a responsabilidade social assumida pela autarquia, por exemplo no Bairro de Santa Rita, comprometemo-nos a dar continuidade ao processo em andamento de legalização e venda dos lotes daquele bairro e de todas as situações habitacionais ilegais ainda existentes na Praia da Vitória”, finalizou a candidata da coligação.

Outras medidas de cariz social integradas no manifesto eleitoral da candidatura de Vânia Ferreira, são o desenvolvimento de estratégias, em cooperação com o Governo Regional, de integração dos jovens NEET no mercado de trabalho; promoção de um concelho acessível à população com mobilidade reduzida, através do apoio/implementação de acessibilidades; e a criação de uma Loja Solidária na Praia da Vitória.

© GI-PSD/A | Foto: PSD/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s