
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, assinou, em Lisboa, um protocolo com o Governo da República tendo em vista a “construção de uma nova rede de abastecimento” de água e o “consequente encerramento dos furos do Pico Celeiro, Areeiro e Barreiro”, revelou esta quinta-feira o município, em publicação na sua página da rede social Facebook.
De acordo com a referida publicação, o protocolo firmado com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, é “de cerca de 5 milhões de euros, a serem transferidos de 2022 a 2025” para a autarquia praiense.
Este protocolo vem na sequência do projeto apresentado por Tibério Dinis a João Pedro Matos Fernandes, em 07 de agosto de 2020, aquando da visita do ministro do Ambiente e da Ação Climática, à empreitada de adução e abastecimento de água Juncal/Santa Rita, orçada em cerca de 2 milhões de euros, dos quais o Governo da República comparticipou com 420 mil euros, sendo o restante montante cofinanciado por fundos comunitários.
Na ocasião, Tibério Dinis, salientando que “não há nenhum risco que seja conhecido sobre estes furos, mas considerando que são monitorizados” desde 2011, considerou ser essencial estancar todas as dúvidas encerrando-os tal como se fez com o furo Juncal 2.
Em nota de imprensa emitida ao tempo, a autarquia revelava “fundadas expetativas quanto a uma resposta positiva” por parte do Governo da República. As melhores expetativas foram agora confirmadas com a assinatura do protocolo de financiamento.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE