JOSÉ MANUEL BOLIEIRO FALA EM REUNIÃO “HISTÓRICA” TIDA COM GOVERNO DA REPÚBLICA

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou esta quinta-feira, a reunião “histórica” tida entre o executivo açoriano e o Governo da República, momento em que se debateram diversos temas e se “estabeleceram agendas” que vão potenciar o desenvolvimento dos Açores e de todo o país.

Para Bolieiro, citado em nota do Governo Regional, a reunião realizada na capital do país, foi importante, para “calendarizar soluções” de resposta a vários temas, tendo o chefe do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM lembrado que, “desde a primeira hora”, existe um “relacionamento institucional impecável, cooperante e com sentido de responsabilidade” entre os dois governos.

O presidente do Governo reiterou o “potencial” dos Açores para o avanço científico em áreas como o espaço e o mar, e elencou algumas matérias abordadas na reunião: a “importância estratégica” da Universidade dos Açores, e a assinatura de um contrato até novembro de financiamento à instituição, foi elemento destacado por José Manuel Bolieiro.

Matérias orçamentais, referentes à descontaminação de solos na ilha Terceira ou em torno de transferências do Estado em matéria de Segurança Social foram outros dos temas abordados na reunião entre os dois executivos.

“Calendarizámos soluções e clarificações”, vincou José Manuel Bolieiro.

Já no que refere ao “princípio de continuidade territorial”, o presidente do Governo Regional sublinhou o que diz ser a “contínua solidariedade do Estado”, e espera que esta se mantenha na “definição” da solução de responsabilidade quanto às obrigações de serviço público aéreo de passageiros.

“Renovo o nosso agradecimento e a expetativa de podermos então continuar este encontro, neste figurino, no território da Região Autónoma dos Açores”, acrescentou no final José Manuel Bolieiro, dirigindo-se ao Primeiro-Ministro.

Diversos membros do Governo Regional dos Açores, incluindo o presidente, José Manuel Bolieiro, e o vice-presidente, Artur Lima, reuniram-se hoje em Lisboa com vários elementos do Governo da República, desde logo o Primeiro-Ministro, António Costa.

A comitiva Açoriana integrou ainda os secretários das Finanças, Planeamento e Administração Pública (Joaquim Bastos e Silva), da Agricultura e Desenvolvimento Rural (António Ventura), do Mar e Pescas (Manuel São João), da Cultura, Ciência e Transição Digital (Susete Amaro), do Ambiente e Alterações Climáticas (Alonso Miguel) e dos Transportes, Turismo e Energia (Mário Mota Borges).

No final do encontro, foi assinado o contrato de financiamento previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para os Açores.

© GRA | Foto: Paulo Vaz Henriques | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s