CRÓNICAS, DEPOIS DA MEIA NOITE! — AUTÁRQUICAS 2021

Fernando Mendonça

Aproximam-se a passos largos, as eleições autárquicas. Os partidos já colam cartazes, percorrem as Freguesias do seu Concelho, apresentam os seus projetos, trocam ideias, fazem por convencer os eleitores de que são a melhor escolha e, suspeito eu, que de vez em quando, cortam na casaca aos seus opositores…

É um direito que lhes cabe e, instituído por lei para qualquer candidatura, seja vinda dos partidos ou de qualquer movimento de cidadãos. Cabe então aos eleitores, ouvirem todos os interlocutores, fazerem uma avaliação concreta dos seus discursos e votarem em consciência no dia das eleições!

Até aqui, tudo o que referi, dentro das regras normais de uma democracia instituída e ratificada pela constituição da república.

Apenas um pequeno reparo! Se os candidatos ao poder, neste caso autárquico, são legitimados a poderem defender publicamente as suas ideias, denegrir as dos seus opositores, muitas vezes até com falsos testemunhos… porque não há-de o simples cidadão eleitor (que lhes vai dar o seu voto) também ter a liberdade de defender os seus princípios, dissertar sobre a situação política vivida no momento e, se preciso, alertar a opinião pública para o mau carater de alguns candidatos?

Digo isto porque sei, sou criticado por alguns, sempre que lhes toco na ferida, lhes chamo de oportunistas, ou de saltimbancos da política. Digo ainda, que ironicamente alguém me dizia: Qualquer dia vais precisar de um segurança para andares nas ruas…

Graças a Deus sinto-me livre! Não estou preso a ninguém, senão á minha consciência! Em todas as minhas crónicas, sinto que fui educado, não citei nomes, se enfiei alguns barretes… pois são para isso que os mesmos existem! Cada um é livre para os enfiar, tal como eu sou para os enviar! É assim que funciona a verdadeira democracia, direito pela igualdade e respeito acima de tudo do homem pelo homem, como citava o saudoso Francisco de Sá Carneiro!

Fernando Mendonça*
(*) Por opção, o autor rejeita o AO90.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s