GOVERNO REGIONAL RECONDUZ MANUEL COSTA JÚNIOR COMO DIRETOR DO MUSEU DO PICO

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), reconduziu Manuel Costa Júnior no cargo de Diretor do Museu do Pico, em comissão de serviço, pelo período de três anos, revelou esta quinta-feira o Governo Regional.

O Diretor permanece no cargo que exerce desde 2000 no Museu do Pico, que é dividido em três pólos – um em cada concelho – da ilha do Pico.

Manuel Francisco Costa Júnior licenciou-se em 1988 em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa. Em 1989, concluiu o Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo, em 1990, terminado o estágio Pedagógico para a docência, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, na Escola Secundária de Sacavém.

Durante quinze anos, exerceu as funções de professor de História, nas Escolas Básicas e Secundárias de Caneças, de Sacavém, de São Roque do Pico e das Lajes do Pico.

Desde 1 de janeiro de 2000 até ao presente, desempenhou as funções de Diretor do Museu Regional do Pico e de Presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional.

Por nomeação, entre 2006 a 2008, exerceu as funções de Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Património Mundial da Unesco e, de 2008 a 2012, exerceu, também por nomeação, as funções de Vogal do Conselho de Gestão do Parque Natural da ilha do Pico.

Enquanto gestor cultural, tem desenvolvido e impulsionado inúmeros projetos no âmbito do património cultural, da museologia, da museografia, da divulgação e da comunicação científica e cultural, da animação patrimonial e museológica, das artes do palco, entre outros. Já como palestrante, conferencista e comunicador tem participado em inúmeras iniciativas e projetos culturais na Região, no país e no estrangeiro.

O atual Diretor participou ainda em diversas ações de formação nas áreas públicas do ensino, da pedagogia e da gestão cultural, patrimonial e museológica.

© GRA | Foto: DRaC | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s