AUTÁRQUICAS 2021: CANDIDATURA DO PS À PRAIA DA VITÓRIA APRESENTA PEDRO MACHADO PARA VEREADOR DA CULTURA

A candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal da Praia da Vitória, revelou esta quarta-feira, em comunicado, que Pedro Machado será o vereador responsável pela promoção cultural do concelho.

Depois do vazio criado a 10 de julho, pela “indisponibilidade” revelada publicamente pelo atual presidente da edilidade e recandidato a um segundo mandato, Tibério Dinis, para liderar a candidatura autárquica do PS na Praia da Vitória, a nova lista, que foi ontem oficialmente anunciada, começa agora a ganhar forma, sendo para já conhecidos três dos setes nomes efetivos necessários para a sua formalização, para além de pelo menos mais três como candidatos suplentes.

BERTO MESSIAS – CANDIDATO A PRESIDENTE

Berto Messias, tem 39 anos, é natural de Santa Cruz da Praia da Vitória, residindo na Freguesia do Porto Martins.

Foi Membro do Governo dos Açores, como Secretário Regional Adjunto da Presidência e dos Assuntos Parlamentares. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Membro da Assembleia Municipal da Praia da Vitória e coordenador da comissão permanente desta Assembleia, bem como foi Presidente da Comissão Organizadora das Festas da Praia.

MARCO MARTINS – CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE

Marco Martins, tem 39 anos, é natural da Freguesia da Fonte do Bastardo e reside atualmente na Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória. É Técnico Superior de Política Social, área onde desenvolve trabalho e atividade profissional. Foi Diretor Regional da Solidariedade Regional do Governo dos Açores, foi membro da Assembleia Municipal da Praia da Vitória e é atualmente membro da Junta de Freguesia de Santa Cruz.

PEDRO MACHADO — CANDIDATO A VEREADOR DA CULTURA

Pedro Machado tem 41 anos, é natural e residente no Concelho da Praia da Vitória. Exerce a profissão de bancário há 17 anos. É figura reconhecida no panorama cultural local e regional, fazendo parte da nova geração de músicos açorianos.

Ao longo da sua vida participou nas mais diversas manifestações culturais. Foi membro da Filarmónica da Praia da Vitória, do Grupo de Folclore do Porto Martins, de diversos Bailinhos de Carnaval da Terceira, Formador Musical na Sociedade Recreio Lajense, fundador da tuna Real Extudantina dos Açores bem como membro de vários projetos musicais.

Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Sons do Terreiro – Associação Cultural e integra os grupos Ronda da Madrugada da ilha de Santa Maria e os terceirenses Myrica Faya.

A experiência, conhecimento e visão de Pedro Machado no setor cultural, serão importantes para reforçar novas dinâmicas nestas áreas, fundamentais para o futuro da Praia da Vitória.

FÁTIMA HOMEM – CANDIDATA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Fátima Homem, tem 60 anos de idade, está aposentada, reside na freguesia dos Biscoitos sendo natura da freguesia de Santa Cruz. É casada e mãe de dois filhos.

A nível académico integrou o Curso Complementar do Ensino Liceal no Liceu de Angra do Heroísmo e frequentou em Itália, através de um intercâmbio de estudantes do Ensino Secundário, o Liceo Scientifico Statale “Vito Volterra”, de 1980 a 1981.

Exerceu a sua atividade laboral na Base das Lajes, ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos da América, entre 1983 e 2015, como técnica de aprovisionamento. Ao longo do seu percurso profissional na Base das Lajes, integrou quatro Comissões Representativas de Trabalhadores (CRT), especificamente, nos mandatos de 1998-2000, 2000-2002, 2002-2004 e 2012-2014.

Fátima Homem possui um longo percurso dedicado à causa pública. Do seu contributo para o desenvolvimento social e associativo da Praia da Vitória, destaca-se o papel como membro da direção do Centro de Apoio à Deficiência (antiga Associação de Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória), desde 2005; como membro da Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória (CPCJ), desde 2013; e como membro fundadora e dirigente da Associação Desportiva do Centro de Apoio à Deficiência e da direção da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores – URIPSSA, desde 2017.

No âmbito de funções públicas integra a Assembleia Municipal praiense, desde 2009, pelas listas do Partido Socialista. No mandato de 2013-2017 desempenhou as funções de segunda secretária da mesa da Assembleia e, atualmente, ocupa o cargo de primeira secretária da mesa

JUNTAS DE FREGUESIA

A nova candidatura mantém os candidatos apresentados nas Jornadas Autárquicas do PS/Terceira, realizadas no Auditório do Ramo Grande, nos dias 02 e 03 de julho, às presidências das 11 juntas de freguesia do concelho, embora, na ocasião, tivesse sido apenas apresentado nove, faltando os nomes dos candidatos para os Biscoitos e para a vila das Lajes, nomes que até ao momento de redação deste articulado ainda não são conhecidos.

Agualva
Francisco Ventura

Cabo da Praia
Osvaldo Sousa

Fonte do Bastardo
Júlia Faria

Fontinhas
Hélder Pereira

Porto Martins
Maura Branco

Quatro Ribeiras
Bruno Narciso

Santa Cruz
António Borges

São Brás
Marco Toste

Vila Nova
Vasco Lima

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS E CAMPANHA ELEITORAL

O prazo para submissão das listas de candidatos ao juiz do juízo da área de jurisdição do município termina no dia 02 de agosto, uma segunda-feira. Nesse mesmo dia, todas as listas concorrentes deverão ser afixadas à porta do tribunal.

Nos cinco dias subsequentes o juiz verifica a regularidade do processo, a autenticidade dos documentos que o integram e a elegibilidade dos candidatos, período que decorre de 03 a 09 de agosto. Nesse mesmo período decorre o prazo para as entidades proponentes, os candidatos e os mandatários impugnar a regularidade do processo ou a elegibilidade de qualquer candidato.

O período da campanha eleitoral inicia-se no 12.º dia anterior e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições. Assim, estando a eleições autárquicas marcadas para o domingo, 26 de setembro de 2021, este período decorre das 00:00 do dia 14 e termina às 23:59 do dia 24.

© PE | Fotos: DR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s