PONTA DELGADA: PROJETO COOPERATIVO EMERGIR É A NOVA RESPOSTA SOCIAL DA CÂMARA PARA A COSTA NORTE DO CONCELHO

O Município de Ponta Delgada tem uma nova resposta de combate à prevenção e às situações de exclusão e de vulnerabilidade social. Trata-se do Projeto de Inclusão Social “EMERGIR”, que está a ser desenvolvido através da Divisão de Desenvolvimento Social, revelou hoje a autarquia.

O projeto cooperativo entre a Câmara, a Junta dos Fenais da Luz e o Rotary Club de Ponta Delgada vai abranger a costa norte do concelho, tem sede na referida freguesia e visa a intervenção e promoção de projetos de desenvolvimento e intervenção social dirigidos a públicos desfavorecidos de diferentes faixas etárias.

É constituído por uma equipa multidisciplinar (técnicos e monitores e, ainda, por um conjunto de parceiros), que asseguram a cada utente a definição e implementação de um programa de Inserção aos níveis social e laboral.

O grande objetivo do EMERGIR é a reabilitação e inserção sócio laboral de indivíduos jovens adultos que não apresentam capacidades para gerir e conquistar, na plenitude, a sua autonomia e carecem de suporte institucional para a sua integração na sociedade e cumulativamente no mercado de trabalho”.

Em termos específicos, o projeto visa promover a aquisição, recuperação ou manutenção das competências sociais e profissionais, consideradas necessárias para uma vida mais autónoma como forma de promover a sua integração.

Ao mesmo tempo, assegura a participação em atividades recreativas, profissionais, educacionais, proporcionando oportunidades para a diversificação e aumento das redes sociais, no sentido de prevenir o seu isolamento na comunidade e contribuir para a sua integração social.

O projeto disponibiliza a cada indivíduo uma vasta oportunidade de formações e workshops, para a aquisição de competências com vista à sua integração no mercado de trabalho e na sociedade, além de promover o empoderamento dos jovens adultos através da sua responsabilização progressiva sobre as decisões e objetivos individuais.

EMERGIR tem também como objetivos específicos fomentar e desenvolver a capacidade de relação dos jovens adultos, para que estes possam formar e sustentar as relações interpessoais, aumentando a sua rede social; diminuir a vulnerabilidade de cada individuo, melhorando o seu funcionamento cognitivo, tendo como base o seu envolvimento em papéis sociais; aumentar a autoestima, através de métodos cognitivo-comportamentais; e incentivar a criação de uma ocupação adequada ao perfil de cada indivíduo.

© GC-CMPD | Foto: CMPD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s