
A associação ambientalista ZERO anunciou ontem, através de uma publicação na sua página da internet, hoje consultada pelo Praia Expresso, as 53 praias ZERO poluição em Portugal, das quais constam seis praias costeiras açorianas, entre elas a Prainha no concelho da Praia da Vitória.
Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.
Para a atribuição deste galardão a Associação ZERO solicita dados à Agência Portuguesa do Ambiente, identificando as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2018, 2019 e 2020), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais). Isto é, em Todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.
Em termos globais, das 53 praias ZERO poluição 2021, 43 são do continente, distribuídas por 24 concelhos, quatro estão na Madeira, num único concelho (Porto Santo), e seis nos Açores, em cinco concelhos diferentes.
PRAIAS ZERO POLUIÇÃO — AÇORES
Cais Mourato – Madalena — Pico
Prainha — Praia da Vitória — Terceira
Santa Cruz – Santa Cruz das Flores — Flores
Preguiça – Velas — São Jorge
Formosa e Maia – Vila do Porto — Santa Maria
© Zero | Foto: Fernando Mendonça | PE
