MUNICÍPIO DA PRAIA DA VITÓRIA INTEGRA REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

Na sequência de um protocolo assinado no final do passado mês de maio, a Câmara Municipal da Praia da Vitória aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela Federação Nacional das Associações Juvenis em 2020, que tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias.

Este é um projeto que conta já com mais de 100 municípios, visando a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais, sendo esta uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude.

A Federação Nacional das Associações Juvenis compromete-se, por meio das mais de mil associações juvenis da sua rede nacional, que envolvem cerca de meio milhão de jovens, a prestar apoio ao Município na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, o que se irá traduzir na dinamização de planos de ação de políticas amigas da Juventude e de projetos que se adequam aos objetivos da Autarquia praiense.

Na página internet da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude são partilhados os projetos de iniciativa municipal que constituem “Boas Práticas” em políticas de juventude. Lá encontramos quatro projetos de autarquias açorianas: “Estuda+” de Angra do Heroísmo, “Sessões de Educação Política e para a Cidadania” da Lagoa, “Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo” de Lajes das Flores e “Cartão Jovem Municipal” de Vila do Porto.

Estuda+ — Angra do Heroísmo
Um regime complementar de apoio à frequência de cursos pós-secundários e superiores que visa permitir a generalização do acesso ao ensino superior e sustentar o compromisso de garantir que nenhum/a estudante deixe de prosseguir estudos por indisponibilidade de meios económicos.

Sessões de Educação Política e para a Cidadania — Lagoa
Um projeto com o objetivo de sensibilizar para a importância da comunidade na vida social, cultural e política. Estas sessões visam promover nas camadas mais jovens um crescente interesse pela cidadania ativa, desenvolvendo-se para tal atividades promotoras da construção de massa crítica.

Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo — Lajes das Flores
Um incentivo financeiro que visa apoiar o empreendedorismo jovem proporcionando a criação de novas oportunidades de trabalho. Outra vertente do regulamento é a instalação de um projeto de incubadoras de empresas, assegurando a promoção e acompanhamento dos/as empreendedores/as, disponibilizando-lhes meios e apoios que lhes permitam transformar os seus projetos inovadores em realidades empresariais.

Cartão Jovem Municipal — Vila do Porto
Uma ferramenta que permite o acesso dos/as jovens do concelho a vários benefícios em produtos e serviços disponibilizados pelo Município, incluindo descontos em taxas e tarifas municipais e possíveis protocolos com entidades e comércio local.

Conheça todos os projetos “Boas Práticas Municipais” aqui.

© GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s