
Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) ocorreu às 21:46, deste sábado, dia 29 de maio, um evento sísmico com a magnitude 3,7 na escala Richter e epicentro a cerca de 9 km a lés-nordeste (ENE) de Norte Pequeno, na ilha de São Jorge.
Informa o CIVISA que, de acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Norte Pequeno, Ribeira Seca e Calheta (concelho de Calheta, ilha de São Jorge), e nas freguesias de Santo Amaro, Norte Grande, Manadas e Urzelina (concelho de Velas, ilha de São Jorge). O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:
Ilha de São Jorge:
III/IV na freguesia de Rosais (concelho de Velas);
Ilha do Pico:
III/IV nas freguesias de Santo António e São Roque (concelho de São Roque do Pico);
Ilha Graciosa:
III na freguesia de Guadalupe (concelho de Santa Cruz da Graciosa);
Ilha Terceira:
III na freguesia de Santa Luzia (concelho de Angra do Heroísmo).
O CIVISA informa que “continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”.
ESCALA DE MERCALLI MODIFICADA
Graus de intensidade e respetiva descrição.
III (Fraco)
Sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.
IV (Moderado)
Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.
© CIVISA/SRPCBA | Imagem: SRPCBA | PE
