INICIATIVA “PRESIDÊNCIA ABERTA” AMANHÃ NA VILA DAS LAJES

A iniciativa do executivo municipal da Praia da Vitória, “Presidência Aberta”, visita esta segunda-feira a vila das Lajes, onde será apresentado o projeto de loteamento do Bairro das Pedreiras, anunciou na passada quarta-feira a Câmara da Praia.

Em nota de imprensa, a Câmara da Praia recorda que o “Bairro das Pedreiras (junto à Aerogare Civil das Lajes) era mais um dos casos de habitações ilegais que existiam no Concelho da Praia da Vitória, tendo o atual elenco camarário resolvido a situação ao abrigo do processo de legalização de AUGI’s (Áreas Urbanas de Génese Ilegal), registando a seu favor os terrenos, o que possibilitou a realização das escrituras dos mesmos e respetivas habitações, que passaram a ser a propriedade das famílias que há anos aguardavam a resolução da situação”.

Em 2018, explica a nota, “Tibério Dinis assinou a escritura de aquisição dos terrenos, após uma avaliação feita aos mesmos e, por acordo celebrado com os seus proprietários (que não eram os proprietários das habitações lá construídas), Câmara Municipal da Praia da Vitória investiu cerca de 123 mil euros para ajudar a resolver a situação de construção ilegal”.

Com a resolução deste problema, em finais de junho do ano passado, acrescenta a nota, “legalizaram-se 13 lotes e foram assinadas 7 escrituras com outras tantas famílias que viram regularizada, definitivamente, a sua situação habitacional. Os casos remanescentes foram, entretanto, resolvidos, pelo que a Câmara Municipal da Praia da Vitória pode agora avançar com a infraestruturação do loteamento”.

Assim, na próxima segunda-feira, pelas 18:00, no Bairro das Pedreiras (caso as condições meteorológicas não permitam, a cerimónia de apresentação do Projeto será realizada no Centro Pastoral da Vila das Lajes), Tibério Dinis dará conta das obras a executar no local, tendo em vista a devida infraestruturação do loteamento, nomeadamente ao nível do saneamento, construção de passeios e espaços ajardinados.

À semelhança do que já havia sido feito nas AUGI’s do Caminho do Facho, da Serra de Santiago e do “Bairro dos Americanos”, em Santa Rita, a Câmara Municipal da Praia da Vitória foi intermediária na resolução do problema. O loteamento agora legalizado abrange uma área urbana de 6.512 metros quadrados, sendo que o processo de legalização do Bairro das Pedreiras teve o seu início em maio de 2009.

Para além da apresentação deste projeto, no âmbito da “Presidência Aberta” à vila das Lajes vão realizar-se também vários contactos com os munícipes, visitas a investimentos públicos municipais, a empresas e instituições e coletividades locais, decorrendo também a reunião ordinária pública do Município, pelas 19:00, no Centro Pastoral da Vila das Lajes.

VILA DAS LAJES

Conhecida como “a Capital do Ramo Grande” – pela raça de gado autóctone do Ramo Grande e pelo casario senhorial barrado a cantaria – a Vila das Lajes, tem uma área geográfica superior a 11 quilómetros quadrados e cerca de 4000 habitantes.

As Lajes foram também conhecidas, em tempos, como “o Celeiro da Ilha”, tendo a planície que durante décadas abasteceu a Terceira de cereais, fruta, vinho e até bens como seda, dado lugar a uma importante e imponente infraestrutura militar construída por ingleses, americanos e portugueses – o Aeroporto da Ilha Terceira.

Nas últimas décadas, parte significativa do desenvolvimento e crescimento da Vila das Lajes ficou a dever-se às dinâmicas socioeconómicas e culturais que brotavam da base militar.

A Vila das Lajes foi um dos primeiros povoados da ilha Terceira – meados do século XV – e detém um importante passado histórico e artístico, possuindo um desenvolvimento comercial, industrial e cultural assinalável. O registo mais antigo relativo à data de surgimento da freguesia surge em 1507, no testamento do navegador Pero de Barcelos que ali residiu, tendo sido elevada à categoria de Vila em junho de 2002.

© GC.MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s