PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APELA À “UNIÃO, SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA” DOS AÇORIANOS

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, apelou hoje à “união, solidariedade e tolerância” dos açorianos no combate à pandemia, durante o seu discurso na Sessão Solene do Dia Região Autónoma dos Açores, realizada esta manhã, na sede do Parlamento Açoriano, na Horta.

“Neste momento particularmente difícil, saibamos todos fazer um esforço adicional para permanecer unidos, solidários e tolerantes. Não podemos vacilar, nem deixar que divisionismos ou bairrismo sem sentido prejudiquem o combate a esta pandemia e travem a construção dos Açores que queremos”, disse.

O Presidente da Assembleia Legislativa reconheceu que, apesar do “bom andamento” do processo de vacinação na região, se mantém a incerteza sobre o final da batalha contra a pandemia, lembrando “que não é a meio da guerra que se limpam armas” e pedindo a todos “um esforço”, para que não se estrague “por precipitação ou cansaço acumulado, o resultado alcançado ao longo deste penoso caminho”.

Durante a sua intervenção, o Presidente Luís Garcia sublinhou ainda mais dois desafios fundamentais para a Região, nomeadamente o da reconstrução da economia e da vida social dos Açores e o do aperfeiçoamento e aproveitamento das novas oportunidades trazidas pelos fundos comunitários, sublinhando a necessidade de uma aposta estratégica na educação, como arma de combate pobreza, que considera “o verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso desenvolvimento”.

“Só com uma aposta estratégica na Educação dotaremos de autonomia os próprios sujeitos da Autonomia”, sublinhou, acrescentando que “sem sujeitos autónomos nunca teremos uma Autonomia plena”.

Lembrando que o Dia da Região também é dia de auto-avaliação e que os políticos não podem “sacudir a água do capote da responsabilização”, o Presidente Luís Garcia sublinhou a urgência em “apostas diferentes, especialmente nalguns domínios, em que não foi a Autonomia que falhou, mas sim as políticas escolhidas e os políticos que as aplicaram”.

O Presidente da Assembleia fez ainda questão de prestar a sua homenagem a todos os que estão “na linha da frente” no combate à COVID-19 e deixou uma palavra de solidariedade e de conforto às famílias enlutadas.

Recorde-se que devido aos condicionalismos decorrentes da crise pandémica, a Sessão Solene do Dia dos Açores realizou-se este ano na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, num formato reduzido e diferente do habitual, sem a imposição das insígnias autonómicas e sem o tradicional almoço das sopas do Espírito Santo.

© ALRAA | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s