COVID-19: PROFESSORES QUEREM PRIORIDADE NA VACINAÇÃO

O Sindicato Democrático dos Açores (SDPA) indicou hoje a necessidade de os professores e educadores de infância terem “acesso prioritário” às vacinas na retoma das aulas presenciais, na ilha de São Miguel.

De acordo com o SDPA, o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) “não está a fazer bem feito, nem está a fazer o que deve ser feito, com os professores”, sendo isso “incompreensível”.

“Num momento em que se anunciou a retoma das aulas presenciais, na ilha de São Miguel, o SDPA reitera a sua preocupação e lamenta a forma como o Governo dos Açores não reconhece a necessidade de os professores e educadores de infância terem acesso prioritário às vacinas. Esta é uma necessidade premente e absolutamente essencial para o SDPA”, refere a estrutura sindical em comunicado de imprensa.

Segundo o sindicato, o estatuto político-administrativo autonómico serve, nos Açores, para criar uma “discriminação negativa no modo como os docentes estão a ser reconhecidos, comparativamente ao restante território nacional, em que todos os professores e educadores de infância estão entre os que têm acesso prioritário às vacinas contra a covid-19”.

Para o SDPA, é “inconcebível a decisão de obrigar os profissionais de educação a assumirem o exercício das suas funções em regime presencial sem que se salvaguardem todas as condições de segurança e saúde”.

Por isso, lamenta que o Governo dos Açores se ponha “à margem” da vacinação dos trabalhadores de educação realizada em todos os níveis de ensino no continente e na Madeira e que permitiu “um clima de maior segurança e confiança no regresso ao ensino presencial”.

O Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA), o outro sindicato representativo dos docentes na região autónoma, salvaguarda que, no continente e na Madeira, foram já vacinados a “maioria do pessoal docente e não docente”, sendo que “a alteração aos planos iniciais do Governo da Madeira e da República deve-se, essencialmente, ao reconhecimento, por parte dos peritos, que as deslocações dos pais e alunos e o convívio escolar representavam um risco acrescido na propagação da doença”.

O SPRA considera “urgente a vacinação dos docentes e não docentes do sistema educativo regional, iniciando-se o processo na ilha de São Miguel e, posteriormente, nas restantes ilhas”.

“O plano de vacinação do pessoal docente e não docente deve iniciar-se o mais brevemente possível devendo estar concluído no início do próximo ano letivo. Só a concretização deste desiderato poderá permitir a normalidade do novo ano letivo”, considera a estrutura sindical.

A primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19 nos Açores está “praticamente concluída”, faltando apenas doentes acamados e outros que ainda não foi possível contactar, revelou na quinta-feira o diretor regional da Saúde.

“Esta semana ficará praticamente concluída a primeira fase do processo de vacinação, com exceção de alguma vacinação ao domicílio, que ainda decorre, naturalmente das recusas que foram acontecendo a algumas pessoas que foram contactadas, e ainda em número significativo como sabemos, e também de pessoas que não atenderam o telefone quando foram contactadas”, afirmou Berto Cabral, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

GOVERNO REGIONAL PRIORIZA VACINAÇÃO DE DOCENTES

Entretanto, um comunicado da Autoridade de Saúde Regional, enviado às redações esta tarde, dá conta que o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, “homologou hoje uma alteração ao Plano Regional de Vacinação, que prioriza na segunda fase da vacinação, que agora se inicia, o pessoal docente e não docente das escolas dos Açores”.

Assegura o mesmo que “ao abrigo desta alteração, começam por ser vacinados aqueles que voltam a exercer a sua atividade em ensino presencial, na ilha de São Miguel, nomeadamente nos 1.º e 2.º anos do primeiro ciclo e nas disciplinas dos 11.º e 12.º anos de escolaridade com exames nacionais”.

© Lusa | Foto: SDPA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s