
A Associação de Municípios do Triângulo (AMT), anunciou na manhã desta segunda-feira, em conferência de imprensa, que as principais festas de verão das ilhas de São Jorge, Pico e Faial deste ano foram canceladas. A decisão, tomada em conjunto e por unanimidade dos seis municípios que constituem a AMT, destina-se a salvaguardar a saúde pública e foi motivada pela incerteza da evolução epidemiológica, e ainda, pela necessidade de planear, atempadamente, estas festividades.
“A incerteza quanto à evolução da pandemia COVID-19 nos próximos meses e a necessidade de planear, atempadamente, os festivais de verão, justifica a decisão da AMT dos Açores de cancelar a realização, em São Jorge, da Semana Cultural de Velas e do Festival de Julho na Calheta, na cidade da Horta, na ilha do Faial, a Semana do Mar e no Pico, as Festas de Santa Maria Madalena, do Cais de Agosto, em São Roque, e a Semana dos Baleeiros, nas Lajes do Pico”, anunciou Roberto Silva, presidente da AMT.
No entanto, dependente da evolução epidemiológico e das orientações das entidades competentes, poderão realizar-se pequenas atividades de animação cultural durante o verão de 2021.
“Os seis municípios avaliarão de acordo com a evolução da pandemia e em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, a eventual organização de atividades de animação cultural ao longo do verão de 2021”, declarou ainda Roberto Silva.
Criada em 1990, a AMT é constituída pelos Municípios de Velas e Calheta (S. Jorge); Madalena, São Roque e Lajes (Pico); e Horta (Faial). Tem como principal objetivo a realização em comum de interesses específicos dos municípios que a integram, na defesa de valores coletivos de natureza sectorial, regional ou local.
© PE | Foto: CMM