
A Câmara Municipal da Horta (CMH) está a distribuir raticida pelas juntas de freguesia do concelho. Ao todo serão distribuídos, durante este ano, 3.333kg de raticida, representando um investimento de 80.000€ e 10.000kg em raticida ao longo dos últimos quatro anos.
De acordo com a nota de imprensa do município faialense hoje enviada às redações, compete às juntas de freguesia, parceiras nesta campanha de combate aos roedores, “fazer um controle das quantidades atribuídas por munícipe e distribuir um panfleto informativo de manuseamento e aplicação do raticida”.
Desde o início do mandato a Comissão Municipal de Combate aos Roedores trabalha no combate a esta praga e, inclusivamente, já promoveu sessões de esclarecimento públicas para sensibilizar a população para esta temática.
Citado na nota, o presidente da edilidade, José Leonardo Silva, aquando da entrega do raticida às freguesia, sublinhou que a existência de ratos não é “um problema novo mas uma situação que, com uma certa regularidade, se põe e os governantes existem para responder aos problemas”.
“Em vez de fazer um combate cíclico, pontual, mesmo que em grande escala, vamos fazê-lo de forma regular para nunca deixar que a espécie suba acima de determinados níveis”, explicou o edil.
“Esta é uma ação que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores”, lê-se também na nota do único município faialense.
© CMH | Foto: CMH | PE