
Foi hoje aberto oficialmente o Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Angra do Heroísmo, na Vinha Brava, que recebeu ao início da tarde, a visita do secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.
Depois do Corvo e do Faial, bem como da abertura de um espaço idêntico em Ponta Delgada, este é o quarto espaço do género na Região.
Clélio Meneses que estava acompanhado pelo diretor regional da Saúde, Berto Cabral, confirmou que até ao dia de hoje 19.106 pessoas já foram inoculadas com a primeiro dose, e 11.616 pessoas encontram-se vacinadas, após terem recebido segunda toma.
O governante confirmou também, a chegada hoje, aos Açores, de mais 5.850 doses de vacina da Pfizer, metade do que estava previsto.
Neste particular, Clélio Meneses esclareceu que o Governo dos Açores tem tido uma postura “no sentido de reivindicar mais vacinas e não no sentido” de as retirar “a quem quer que seja do resto do território nacional”.
A posição do executivo é “no sentido de reforçar a vinda de vacinas para os Açores”, considerando a natureza da região “através daquilo que é o regime das ultraperiferias, aliás reconhecido pela Comissária Europeia” com a tutela da Saúde, justificou.
O secretário regional anunciou ainda, a chegada de mais 40 mil doses de vacina da Pfizer no mês de abril, de acordo com a mais recente informação do Governo da República.
Instalado no Parque Multisectorial da Terceira, o Centro de Vacinação que hoje abriu dispõe de amplo espaço, com salas de espera e recobro, e diversos gabinetes de inoculação da vacina e uma vasta área no exterior destinada a estacionamento.
A operação de vacinação decorre sob a orientação da Unidade de Saúde de Ilha e está também prevista a abertura de uma estrutura semelhante na Praia da Vitória.
No primeiro dia foram vacinadas 300 pessoas contra a COVID-19, no âmbito de uma operação que decorrerá esta semana, abrangendo os mais idosos, de acordo com o Plano Regional de Vacinação.
© GRA | Foto: DRSD | PE