HORTA: CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA PROFESSOR AUGUSTO GARCIA DE LEMOS

A Câmara Municipal da Horta (CMH) homenageou, no passado domingo, dia 13 de dezembro, o professor Alberto Garcia de Lemos com a atribuição do seu nome ao antigo edifício da EB1/JI do Salão.

Para o presidente da CMH, José Leonardo Silva, “este edifício municipal, que já foi sede da escola primária do Salão e funcionou o ATL da freguesia, é agora sede do Grupo Folclórico do Salão e está como o Professor Alberto Lemos gostaria que estivesse: ao serviço das pessoas”.

“O Professor José Alberto Lemos, que a CMH já homenageou, em vida, por várias vezes, a última das quais em 2009, com a Medalha de Mérito Municipal, foi uma pessoa que se dedicou a ensinar os mais novos e deixou uma semente por onde passou”, disse o autarca, para quem “uma sociedade só se desenvolve com pessoas que têm esta capacidade por isso é que o Professor José Alberto Lemos fica na história não só do Salão, mas de todo o concelho”.

Também o presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Gomes, relembrou o passado do Professor José Alberto Lemos e a ele atribuiu a responsabilidade de, na década 60, “ter organizado institucionalmente a nossa freguesia, quer com a fundação do Grupo Folclórico, quer com a fundação do Grupo Desportivo.”

“Muito mais do que um professor era um amigo da freguesia cujo legado não pode ficar esquecido”, afirmou Sérgio Gomes.

Para Paula Lemos, filha que interveio em nome da família, “é sempre um orgulho enorme perceber que todo o carinho e empenho que o meu pai dedicou a esta freguesia é reconhecido. De facto, tinha um gosto enorme pelas crianças que ensinava a ler e a escrever e a preparar para o futuro”.

BIOGRAFIA DE AUGUSTO GARCIA DE LEMOS

Alberto Augusto Garcia de Lemos, natural do Capelo, nasceu a 13 de dezembro de 1930 e faleceu a 09 de março de 2013.

Professor do ensino básico, concluiu o magistério primário na Escola do Magistério Primário de Angra do Heroísmo, cidade onde cumpriu o serviço militar.

Foi professor no Orfanato de Angra de Heroísmo de 1956 a 1961, altura em que regressou ao Faial e foi residir para a freguesia do Salão, onde lecionou durante 19 anos.

No Salão fundou o grupo folclórico juvenil, no ano letivo de 1966/67, que antecedeu o atual Grupo Folclórico do Salão, fundado em 1973. Foi igualmente um dos fundadores da primeira equipa de futebol da freguesia do Salão, impulsionando a construção do primeiro campo de jogos, no Caminho do Porto.

De 1980 a 1986 lecionou nas freguesias das Angústias e da Matriz, fixando residência na cidade. Nestas escolas ensaiou grupos folclóricos juvenis.

Depois de aposentado, colaborou com os professores dessas escolas, com a atividade do folclórico, que considerava uma atividade pedagógica essencial para a formação cívica dos alunos.

Foi homenageado pela Câmara Municipal da Horta em dois momentos, por ocasião do aniversário de elevação da Horta de vila a cidade: em 1998, com um diploma, e, em 2009, no primeiro ano de entrada em vigor do Regulamento de Medalhas e Insígnias Honoríficas do Concelho da Horta, com a Medalha de Mérito, pela relevância da sua ação no ensino do folclore na ilha do Faial.

A 05 de novembro de 2020, a CMH, mediante parecer unânime da Assembleia de Freguesia do Salão e da Junta de Freguesia do Salão, que propôs, deliberou atribuir ao antigo edifício da escola do Salão, o nome “Edifício Professor Alberto Lemos”, onde este lecionou e tem sede o Grupo Folclórico que ajudou a fundar.

© CMH | Foto: CMH | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s