VASCO CORDEIRO SATISFEITO COM INDICAÇÃO PARA COMITÉ DAS REGIÕES

O agora deputado regional e antigo presidente do Governo dos Açores Vasco Cordeiro disse hoje que a sua nomeação para o Comité das Regiões é o “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido” e uma “grande responsabilidade”.

“Esta é uma grande responsabilidade e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, até porque julgo ser a primeira vez em que um deputado regional é nomeado para fazer parte, como membro efetivo, deste órgão da União Europeia”, disse Vasco Cordeiro.

Vasco Cordeira falava depois da notícia hoje divulgada pela comunicação social, que referia que o seu nome e o do atual presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, são os nomes que o Governo português indicará ao Conselho da União Europeia, para membros efetivos do Comité das Regiões.

Vasco Cordeiro afirma que esta nomeação “está diretamente ligada à circunstância de, em fevereiro deste ano, ter sido eleito 1º Vice-Presidente do Comité das Regiões, o que, no âmbito do acordo político entre os vários grupos políticos aí representados, levará a que, a partir de 2022, assuma a respetiva presidência”.

Ao contrário do que então foi referido, “essa eleição não é da organização ou entidade que um membro representa, mas sim da pessoa individual, no âmbito do seu grupo político. Quer isto dizer, que não estando eu presente no Comité das Regiões, o próximo presidente seria, seguramente, socialista, mas de outra qualquer região da União Europeia”, acrescentou.

Vasco Cordeiro saudou José Manuel Bolieiro como novo membro açoriano do Comité das Regiões, na qualidade de Presidente do XIII Governo dos Açores, e deixou um “agradecimento muito especial à Senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Dr.ª Cristina Calisto que, cedendo o seu lugar de membro efetivo permitiu a minha nomeação e assegurou que um Açoriano possa aceder à presidência desse órgão da União Europeia”.

O Comité das Regiões é a instituição europeia que tem de ser consultada pela Comissão, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu quando está em causa legislação sobre matérias como Emprego, Política Social, Coesão Económica e Social, Transportes, Energia e Mudanças climáticas. O comité é composto por eleitos regionais e locais que representam os 27 países da União Europeia.

GI-PS/A | Foto: GaCS/JAR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s