COMÉRCIO: BLACK FRIDAY NA PRAIA DA VITÓRIA

Amanhã, 27 de novembro, última sexta-feira do mês, mais de meia centena de lojas na Praia da Vitória aderem à “Black Friday” promovida pela autarquia e integrada no programa VitÓria, em mais uma ação de dinamização do comércio local e da cidade.

Para Tiago Ormonde, vereador responsável pelo Programa VitÓria, “a iniciativa, integrada no plano municipal de revitalização do comércio local da Praia da Vitória, para além de ser uma oportunidade económica para todos os comerciantes e os seus clientes, é, também, uma forma de mostrar a variedade da oferta e qualidade da mesma, dando a conhecer as potencialidades existentes na Praia da Vitória”.

“Com a concretização da Black Friday estaremos a contribuir para o reforço da economia local. É muito importante continuar a apostar na realização de ações que tragam movimento à Praia e que promovam os diferentes estabelecimentos de comércio local e os seus produtos e serviços junto da população local, naturalmente, dentro do que nos é permitido neste momento complicado que atravessamos”, salienta o edil praiense.

Aderem à Black Friday na Praia da Vitória os estabelecimentos comerciais: Requinte, Loja Aliança, Family Boutique, Útil Praia, GLAM, Manjericão Decor, My Look Kids, Regi Boutique, Oculista Cabral, Ourivesaria Cabral, Incanto Sapataria, Astória Home, Regina Modas, Loja Paim, Baratinha da Praia, Rossio Sapataria e Biju Butterfly, Sapataria Mabel, Sapataria Moderna, Casa da Moda, O Gu e a Tita, Ourivesaria Pimentel, Bibelot, Fertin, Casa Astória, Subway, Viavitória, Terçor Lda, Electro Cruzeiro, Centro das Molduras, Azores Vapes, Ourivesaria Soveta, Ópticas Pamplona, Praia Saúde, Click Ernesto, Terezinha Café, Love your Nails, Supermercado Graça e Fórum Terceira (Susiarte, Expert, Susiarte Sports Fashion, Bfashion, Beppi, Dresscode, Pura Mania, Pura Mania Home e Make Me Nuts).

BLACK FRIDAY

O termo “black friday” surgiu nos Estados Unidos da América pela primeira vez após o grande “crash” de 1865, provocado por dois especuladores na bolsa de Wall Street, em Nova Iorque, que levou à falência de várias empresas. Mais tarde, já nos anos 60 do século XX, a expressão começou a ser usada pela polícia de Filadélfia para referir o caos no trânsito provocado pela quantidade elevada de peões e de veículos que circulavam na cidade nos dois dias seguintes ao Dia de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro) por motivo de compras.

Porém, só nos anos 2000 é que o termo “Black Friday” se assumiu como o dia com maior volume de compras do ano. Até aí só se registavam fluxos de compras maiores no sábado a seguir à Ação de Graças e não na sexta-feira. Foi também nos anos 2000 que o termo se universalizou e começou a ser utilizado para definir o dia de promoções e descontos na última sexta-feira de novembro. Em Portugal, a tradição de “Black Friday” cresceu a partir dos anos 2010, com vários descontos neste dia. Nos Açores a data comercial começou a ser assinalada há relativamente pouco tempo.

© GC-MPV | Cartaz: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s