CÂMARA DA PRAIA ASSINALA DIA NACIONAL DO PIJAMA

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pijama, celebrado a 20 de novembro, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, em parceria com a CIT – Clínica da Ilha Terceira, criou um kit de cariz educativo e solidário que ofereceu à rede de Creches e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL’s) municipais.

Constituído por uma estória infantil alusiva à temática da família, fantoches e adereços do cenário, o kit permitiu que as equipas afetas a cada valência educativa assinalassem o Dia Nacional do Pijama junto das crianças, de forma segura, uma vez que a atual situação epidemiológica suspendeu a realização das habituais atividades (danças e coreografias, acantonamentos, jogos e estórias infantis) desenvolvidas pela “Missão Pijama”.

O Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, sublinha que esta ação foi criada “atendendo aos condicionalismos causados pela COVID-19” e visou, “dentro do possível”, dar enfâse aos propósitos e objetivos da “Missão Pijama”, associada à causa: “Uma criança tem direito a crescer numa família”.

Carlos Armando Costa, responsável também pela pasta da Solidariedade Social na Autarquia praiense, sublinhou as “bases lúdico-pedagógicas” do Dia Nacional do Pijama, que procura “sensibilizar para os valores da família e direitos da criança”, bem como “educar para a solidariedade social”, num ambiente “sobretudo seguro, dentro da conjuntura atual, e com momentos de alegria e divertimento para as crianças”.

O Dia Nacional do Pijama, que coincide também com o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, tem uma base lúdica, educativa e solidária, tentando chamar a atenção para o problema das crianças desprivilegiadas, sublinhando o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, e com o intuito de aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal, para que as crianças que estão separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.

Este dia é uma iniciativa e marca registada da associação “Mundos de Vida” e faz parte do projeto “Missão Pijama”. Neste dia as crianças até aos 6 anos, em 2015, alargado às crianças até aos 10 anos, vão vestidas com pijama para os infantários e para as creches, que se associem às comemorações. E porquê de Pijama? — Porque o pijama representa o aconchego do lar, o conforto da nossa casa.

A “Missão Pijama” é uma iniciativa criada pela “Mundos de Vida”, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o direito de uma criança crescer numa família, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s