
O Município da Madalena, na ilha do Pico, aderiu ontem, 11 de novembro, à plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal), manifestando o seu empenho em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária.
A Plataforma ODSlocal, assente numa mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, e visa criar um movimento nacional ODSlocal a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade civil de forma exponencial e contagiante.
A iniciativa apoia-se num portal online dinâmico, de base tecnológica, que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada Município em relação aos ODS, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação, a par de uma forte aposta numa estratégia de comunicação.
Com metas bem definidas e mensuráveis, correspondente a 17 objetivos distribuídos por 5 áreas (Planeta; Pessoas; Prosperidade; Paz e Parcerias) o projeto propõe-se apoiar as câmaras municipais na gestão de desafios e promoção de iniciativas inspiradas nos ODS.
No âmbito da iniciativa, que conta com o alto patrocínio da Presidência da República, serão distinguidos os Municípios com melhor desempenho, através da atribuição do Prémio ODSlocal e do Selo ODSlocal.
© CMM | Foto: CMM | PE
