ANTÓNIO FONSECA: “A CDU É UMA FORÇA POLÍTICA COM PROVAS DADAS E QUE NUNCA FALTOU À VERDADE”

Para António Fonseca, 1.º candidato da CDU pela ilha Terceira às próximas legislativas regionais, o aumento da abstenção nos Açores é algo que a CDU acompanha com muita preocupação. Considerando que o fenómeno resulta de várias causas, António Fonseca, aponta o dedo a todos “aqueles que faltam à verdade” e utilizam as instituições para se servirem.

Diagnosticando, uma grave crise económica e social na ilha Terceira, António Fonseca, propõe um “plano de combate à precariedade”, à pobreza e à exclusão social, um “acréscimo ao salário mínimo regional”, aumento do abono de família, do complemento de pensão, redução da taxa superior do IVA e redução do custo da fatura de energia elétrica, como forma de a ultrapassar.

António Fonseca defende também “maiores investimentos nos setores produtivos” — Agricultura e Pescas. Na agricultura, diz que é necessário regular os mercados do leite e da carne e apostar na diversificação agrícola (hortícolas, frutícolas e florícolas), assim como a reconversão total da vinha dos Biscoitos (Verdelho). Nas pescas, a CDU quer uma maior valorização destes profissionais, através de mais e melhor formação, a proteção das artes de pesca tradicionais e melhor escoamento e comercialização do pescado para garantir melhores rendimentos aos pescadores.

Como meta eleitoral na ilha Terceira, a CDU coloca a contribuição para a constituição de um grupo parlamentar na Assembleia Legislativa dos Açores, um dos principais objetivos a atingir.

Praia Expresso (PE) — Nas últimas legislativas regionais, em 2016, a CDU obteve na ilha Terceira 326 votos, 1,51%. Quais são as metas da coligação para estas legislativas?
António Fonseca (AF) — Nestas eleições o objetivo da CDU em termos eleitorais na ilha Terceira é conseguir o melhor resultado possível, contribuir para que a CDU tenha um bom resultado regional, que possa eleger e constituir um grupo parlamentar.

PE — Quais são as principais propostas da sua candidatura para a ilha Terceira?
AF — Para fazer face à grave crise social e económica que a Terceira atravessa, é urgente a adoção de um conjunto de medidas que irão melhorar os rendimentos dos terceirenses e promover o relançamento económico da ilha. Assim propomos:
Um Plano de combate à precariedade, com a criação de emprego com direitos, acabando com os falsos recibos verdes e com a renovação abusiva dos contratos a termos.
Propomos um plano de combate à pobreza e exclusão social, com o aumento do acréscimo ao salario mínimo regional, aumento do abono de família, do complemento de pensão, redução da taxa superior do IVA, redução do custo da fatura de energia elétrica.

PE — Que avaliação faz do estado atual de desenvolvimento da ilha Terceira no contexto da economia regional. Entende que estão a ser exploradas todas as potencialidades da ilha?
AF – O desenvolvimento económico da ilha Terceira está estagnado. A CDU considera que a ilha tem vindo a perder influência no contexto regional ao longo dos anos e das legislaturas de maiorias absolutas. É preciso devolver à Terceira o seu lugar no contexto regional.
A desvalorização da ilha resulta da ausência de políticas que tenham em conta os reais interesses dos terceirenses. Para um melhor desenvolvimento económico da Terceira é preciso um melhor planeamento, um melhor investimento, uma melhor gestão e fiscalização. Os problemas desta ilha não se resolvem com a promessa de grandes obras de milhões de euros feitas pelo governo em vésperas de atos eleitorais, e que depois ficam no esquecimento.
Consideramos que são necessários maiores investimentos nos setores produtivos. A agricultura e as pescas são os setores que mais contribuem para a economia da ilha.
Defendemos a valorização do setor agrícola. Defendemos a regulação dos mercados do leite e da carne, e o desenvolvimento da diversificação de outras atividades agrícolas, nomeadamente nas hortícolas, frutícolas e florícolas, e a reconversão total da vinha dos Biscoitos (verdelho), bem como a melhoria das condições de escoamento e comercialização dos produtos.
No setor das pescas, devem ser garantidos melhores rendimentos para os pescadores através da valorização da profissão, com melhor e mais formação. É necessário apoiar e proteger a pesca e as artes de pesca tradicionais, sendo também prioritário garantir o escoamento e a comercialização do pescado.

PE — Em tempo de pandemia é inevitável falar de saúde. Como avalia a ação do Governo neste domínio? O que teria feito de forma diferente se fosse Governo? Quais as insuficiências do Serviço Regional de Saúde nesta ilha? Como as resolveria? E qual a posição da sua candidatura relativamente ao serviço de radioterapia no hospital da ilha Terceira?
AF – Consideramos que o Governo deu uma resposta globalmente satisfatória, tendo consultado todas as forças politicas com assento parlamentar e tendo implementado um conjunto de ações após a auscultação das várias forças políticas.
A resposta do SRS foi muito positivo pelo esforço e sentido de missão do todo o pessoal deste setor. Para que o Serviço Regional de Saúde possa dar uma resposta mais eficaz em todas as situações é necessário um maior investimento, na contratação de mais pessoal médico, de enfermagem, técnicos e assistentes. Mais e melhores equipamentos.
É igualmente importante a valorização profissional e salarial dos profissionais de saúde.
Defendemos a abolição das taxas moderadoras na saúde.
Relativamente ao serviço de radioterapia no hospital da Terceira, consideramos que este serviço deve começar a funcionar, sem mais demoras e sem mais desculpas.

PE — Boas acessibilidades são essenciais para o desenvolvimento de qualquer sector da atividade económica. Como vê as acessibilidades à ilha Terceira? No seu entender o que deve ser melhorado? E qual o entendimento da sua candidatura no que diz respeito à construção de um terminal de cruzeiros e navegação interilhas na Praia da Vitória?
AF — O problema dos transportes tem constituído um dos principais obstáculos ao desenvolvimento da ilha Terceira.
Neste setor é fundamental garantir ligações marítimas de passageiros e mercadoria sobretudo no grupo central. Nos transportes aéreos, deve ficar garantida a frequência das ligações da Terceira com o exterior da região. Também defendemos a redução do preço das passagens interilhas.
É fundamental a existência de um serviço de transportes que garanta em tempo útil o escoamento e a comercialização dos produtos agrícolas e da pesca.
Consideramos que o cais de cruzeiros seria uma infraestrutura que devidamente potenciada seria capaz de trazer alguma dinâmica económica ao Concelho da Praia e à ilha Terceira. Mas a proposta vinda de quem vem perece-nos mais uma medida eleitoralista, entre tantas outras, para se realizar daqui a muito tempo. E no momento o que importa são outras prioridades e medidas económicas necessárias e urgentes para resolver os nossos problemas do momento.
A este propósito, podemos apontar o porto da Praia e as suas potencialidades para o desenvolvimento do concelho e da ilha, mas que se encontram desaproveitadas. Antes de se avançar para mais uma obra megalómana, aproveitemos o que já temos construído.

PE — Nas últimas Regionais mais de metade (58,90%) dos eleitores inscritos no círculo eleitoral da Terceira não votaram. O que tem a dizer a estes eleitores em particular, para os levar a votar, e a todos em geral, para os convencer a votar na lista que encabeça?
AF – A CDU tem acompanhado com muita preocupação o aumento da abstenção na Região. É um fenómeno que tem de ser combatido por todas as instâncias políticas responsáveis e defensoras do regime democrático. As razões são várias e devem se assumidas por aqueles que faltam à verdade e que em vez de utilizarem as instituições para servirem as populações, aproveitam-se delas para se servirem.
A CDU é uma força política com provas dadas e que nunca faltou á verdade.
É uma força política com a qual podem os eleitores Terceirenses e Açorianos contar. Não nos candidatamos por interesses pessoais. Apresentamo-nos aos eleitores da Terceira porque acreditamos que é possível mudar de política para a construção de um futuro melhor para a Terceira. O Futuro da sua ilha depende do seu voto. O voto certo é na CDU!

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s