TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA ESCREVEM CARTA ABERTA AO POVO AÇORIANO

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores, depois de dois dias luta nos passados dias 09 e 10 de setembro, onde simbolicamente procederam ao enterro de uma valorização da sua carreira justa e equitativa, dirigem-se agora ao povo açoriano, em carta aberta, que transcrevemos abaixo:

“Aos Açorianos

Nos Açores, a 8 de Setembro de 2020, o PS chumba em Assembleia a proposta do CDS-PP referente ao descongelamento da carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica. Os TSDT’s reinvindicam o descongelamento na nova carreira, com atribuição de um mínimo de 1,5 pontos por ano, a correta distribuição dos profissionais pelas 3 categorias e a contagem integral dos anos de serviço para quem se encontra em contrato individual de trabalho.

Pelas mãos deste Governo dos Açores, e sem atender às propostas dos sindicatos, é-lhes atribuído 1 ponto por ano; profissionais com 10 e mais anos de exercício começam do zero, em pé de igualdade com colegas recém admitidos, à espera de progredir; agrava-se a situação de profissionais em regime de contrato individual de trabalho (CIT), alguns a trabalhar há 15 anos na região, que não foram contemplados nas transições e viram todo o seu tempo de serviço ser apagado!

1 ponto por ano! Enquanto  outras carreiras de licenciados na saúde recebem 1,5 pontos ou mais. E pontos significam anos de serviço prestados aos utentes da Região e dedicação dos profissionais em prol de melhor saúde.

Sentiram os TSDT’s açorianos (iludidos, agora sabemos) a esperança de, pelo exercício da autonomia, ser tratados com equidade à semelhança do que aconteceu com outras profissões na Região Autónoma dos Açores, como é o caso dos professores, de forma justa. Ou como aconteceu com os seus colegas na Região Autónoma da Madeira. Para nossa surpresa, além de nos ser negada essa equidade, vemos agravadas as injustiças que nos tinham sido aplicadas, conseguindo o Governo dos Açores  ser ainda mais lesivo dos direitos destes profissionais.

E se esta decisão foi tomada pelo Governo PS, poderia ter sido corrigida em Assembleia Regional, o último reduto da democracia em representação dos cidadãos açorianos. Os partidos do CDS-PP e PSD e um abaixo assinado propunham fazer jus às reivindicações dos profissionais. A oposição, em uníssono, votou pela defesa dos direitos dos trabalhadores. O PS chumbou a proposta do CDS-PP que incidia sobre a contagem de anos de serviço! Não apresentou um único motivo credível para justificar a sua posição, escudando-se nos diplomas nacionais e num Orçamento de Estado – quando a Região tem o seu próprio orçamento, recentemente reforçado em 95 milhões de euros para a saúde – e portanto negando  a Autonomia dos Açores. Vence a votação simplesmente por estar em maioria.

Neste dia, o PS reiterou uma injustiça gritante contra 380 profissionais que se esforçam diariamente por cuidar de quem precisa. Mão pesada, esta do PS que nega a Autonomia de uma Região. Que faz pensar que só importam os números, já que para 4000 Professores foi possível legislar favoravelmente, reparando erros cometidos pelo Governo Central e para 380 profissionais da saúde tal não é possível. 380. Pessoas e não números. Com família, filhos, compromissos. Perante uma câmara unida, da direita à esquerda, incluindo monárquicos e independentes, este PS só vence – sem argumentos – por ter 30 deputados.

Em risco está a AUTONOMIA, quando não é exercida para representar os cidadãos e trabalhadores Açorianos. Em risco está a DEMOCRACIA, quando a injustiça vence só porque um partido detém mais lugares.

Pelas 9 ilhas dos Açores, os TSDT’s estão de luto. Pela Autonomia. Pela Democracia. E por uma Carreira. A dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, aqui nos Açores.

Atentamente, sempre ao serviço da saúde dos Açorianos,

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores.”

TSDTA/PE