SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DAS VELAS RECEBE MINIBUS NO ÂMBITO DO PROGRAMA “SOLIDARIEDADE EM MOVIMENTO”

A Secretária Regional da Solidariedade Social entregou uma viatura de 21 lugares à Santa Casa da Misericórdia das Velas, em São Jorge, com vista a melhorar as condições de transporte das crianças e jovens que frequentam as valências desta instituição.

O apoio do Governo dos Açores, no valor de 89 mil euros para aquisição de um minibus, foi realizado ao abrigo do programa ‘Solidariedade em Movimento’, que visa renovar o parque automóvel das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias da Região com sinais de desgaste.

Andreia Cardoso, que falava segunda-feira na entrega da viatura, cerimónia que foi presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, salientou que as instituições da ilha de São Jorge já usufruíram de três viaturas ao abrigo do programa ‘Solidariedade em Movimento’, num investimento do Governo dos Açores de cerca de 200 mil euros.

“Na primeira fase, foram atribuídas duas viaturas, sendo uma delas o minibus de 21 lugares agora entregue à Santa Casa da Misericórdia das Velas e a outra uma viatura de nove lugares adaptada ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida à Santa Casa da Misericórdia da Calheta”, disse.

“Na segunda fase do programa, foi deferida uma candidatura, da Casa de Providência de São José, também para aquisição de um minibus de 18 lugares, num investimento de quase 51 mil euros”, acrescentou.

“Somando os valores da primeira e segunda fase do programa, estamos a falar de um investimento global de 187 mil euros na renovação da frota automóvel para o transporte das faixas etárias mais vulneráveis, designadamente crianças, jovens e idosos da ilha de São Jorge”, afirmou Andreia Cardoso.

O Programa de Apoio à Aquisição de Viaturas pelas IPSS da Região – ‘Solidariedade em Movimento’ tem por finalidade reforçar o apoio do Governo dos Açores às instituições que constituem a rede da solidariedade social dos Açores e que contribuem para uma maior coesão social e inclusão dos vários públicos.

O programa representa um investimento significativo da Região no setor social e visa apoiar a aquisição de viaturas que venham consolidar e alargar a atividade desenvolvida pelas IPSS com contratos de cooperação com a Região.

Na primeira edição, foram aprovadas 31 candidaturas ao programa e na segunda edição foram aprovadas nove, perfazendo um total de 40 viaturas, num investimento global de cerca de 1,2 milhões de euros.

“Acreditamos estar, assim, a contribuir para a melhoria da atividade desenvolvida pelas instituições que constituem a rede da solidariedade social e que contribuem fortemente para uma Região mais coesa e inclusiva, através da aquisição de viaturas que permitam a consolidação da atividade que desenvolvem”, disse Andreia Cardoso.

A Secretária Regional enalteceu o papel da Santa Casa da Misericórdia das Velas e de todos os seus colaboradores pelo “empenho no desenvolvimento do trabalho que se constitui como um elemento fundamental e determinante de inclusão, de igualdade de oportunidades e de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, contribuindo de forma inquestionável para a coesão social”.

A governante frisou ainda que a Santa Casa da Misericórdia das Velas beneficiou, no início de 2020, de dois apoios, um deles destinado à remodelação de toda a rede elétrica e substituição de lâmpadas/armaduras do edifício sede, onde funcionam as valências de Creche e Jardim de Infância, assim como para a execução de trabalhos de impermeabilização da cobertura plana do edifício, no montante total superior a 37 mil euros.

O segundo apoio teve em vista a comparticipação das despesas referentes à pintura do edifício onde funcionam as valências do Centro de Atividades de Tempos Livres, Jardim de Infância e Creche, da referida Instituição, no valor de 20 mil euros.

“Prevê-se ainda no plano plurianual para 2021 um apoio no valor de 26 mil euros para pequenas intervenções para beneficiação da Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres desta instituição”, acrescentou a Secretária Regional.

Fotos: © GaCS/JAR | GaCS/AIC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s